Vamos Falar de Saúde: Como o seu estilo de vida influencia a saúde do seu coração
6 de May de 2024Vamos Falar de Saúde: Doença Cardiovascular
6 de May de 2024O vinho é uma bebida milenar, cheio de cultura e cuja vitinicultura vem crescendo mundialmente, principalmente em nosso país.
Existem vários estudos comprovando o benefício do vinho. Esse benefício é particularmente causado por um polifenol chamado resveratrol, encontrado no vinho tinto seco, que tem ações antixoxidantes e anti-inflamatórias.
O resveratrol reduz o estresse oxidativo, ajuda a controlar a pressão arterial, reduz a agregação plaquetaria, inflamação vascular e consequentemente retarda o processo de aterosclerose.
Além dos benefícios na saúde cardiovascular, o resveratrol reduz o risco de câncer, pois reduz a multiplicação de células causadoras da doença. Isso ocorre a partir da regulação da partícula NF-KappaB.
E graças a suas propriedades antixoxidantes, pode ajudar a reduzir também o risco de Alzheimer.
A bebida ainda possui benefícios no emagrecimento através da presença de substâncias como ácido elagico e piceatanol, presente na casca das uvas escuras e responsável por retardar o crescimento das células de gorduras e destruí-las no início do seu desenvolvimento. Mas é claro que para esse efeito, precisamos ter total atenção a dieta e principalmente ao que se come enquanto degusta um bom vinho.
É claro que os benefícios da bebida são em doses controladas e homeopáticas, e que a sua ingestão fora de controle submete o coração aos efeitos tóxicos do álcool.
A dose standard recomendada é 125ml de vinho tinto seco ao dia. E pra quem já está perguntando se pode juntar todas as 7 taças da semana e beber num único dia, a resposta é não. O álcool contido no vinho, em grandes quantidade tem efeito tóxico ao coração.
Esse artigo está direcionado a pessoas que curtem a bebida e gostariam de saber um pouco mais sobre as questões bioquímicas e metabólicas do vinho e não tem intenção de promover ou induzir a ingestão do mesmo.
bebacommoderacao