Vamos Falar de Saúde: Exercício físico ou atividade física? Qual o melhor para o coração?
6 de May de 2024Vamos Falar de Saúde: Os Benefícios do Vinho na Saúde Cardiovascular
6 de May de 2024Como o seu estilo de vida influencia a saúde do seu coração.
A doença cardiovascular é a principal causa de morte entre homens e mulheres no mundo. Alguns fatores de risco como hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes mellitus, sedentarismo, obesidade e tabagismo são amplamente conhecidos, mas ainda assim são muito frequentes em nossa população.
Infelizmente em nosso meio, políticas públicas de prevenção de doenças são escassas ou ineficazes e muitas pessoas mantem determinados hábitos prejudiciais por falta de informação.
A atividade física, por exemplo…. Se perguntar aos alunos de uma academia qual o motivo de estarem ali, muitos dirão estética, perda de peso, hobby, mas poucos estão pelos benefícios cardiovasculares.
O padrão alimentar rico em açúcares e refinados, carnes vermelhas, processados e ultraprocessados, que além de aumentar a inflamação sistêmica, favorecem o desenvolvimento de doença aterosclerótica e metabólicas, com consequente doença cardíaca. Mas muita gente come nuggets, salsicha, sucrilhos achando que é saudável… E o refrigerante na mesa em toda refeição? A mudança pelo diet na esperança de ser mais saudável é pura ilusão.
O tabagismo, além de acelerar a aterosclerose e promover doença coronariana, também é responsável por doença vascular periférica e da aorta, além de diversos tipos de câncer e DPOC. Apesar de proibido em locais públicos, a prevalência de tabagismo e doenças relacionadas a ele permanece elevada.
O uso exagerado do álcool também favorece doenças hepáticas, metabólicas e hipertensão arterial.
O sono adequado, cada vez menos comum na rotina dos brasileiros, também faz parte de um estilo de vida saudável e necessário para o equilíbrio dos sistemas, inclusive o cardiovascular. Estudos mostram que quem dorme menos de 6 horas e mais de 9 horas por noite morre mais que uma pessoa com 6 a 8 horas de sono diário.
O estresse e a rotina workaholic afetam em muito a qualidade de vida das pessoas, reduzindo o tempo livre para descanso e atividade física, aumentando a escolha por alimentos de baixo valor nutricional e aumentando a ingesta de bebida alcoólica.
Além desses hábitos, os pacientes portadores de hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia precisam estar bem controlados para evitar evolução para doença cardiovascular. Sabendo que esses fatores estão relacionados ao estilo de vida e a modificação desse padrão traz benefícios a curto e longo prazo, você estaria tranquilo ao pensar no seu futuro?
deixar a doença bater a sua porta pra acordar e mudar?