Vamos falar de Saúde: Quem é Você na Quarentena
6 de May de 2024Vamos Falar de Saúde – Hipertensão arterial: o inimigo silencioso do coração!
6 de May de 2024Durante a gestação o coração da gestante se prepara para suprir as necessidades do binômio mãe e filho.
E para que ele dê conta direitinho, aumenta a frequência cardíaca e o débito cardíaco, reduz a resistência vascular. Costumo dizer que a gestação é como um teste de esforço pra mulher. E como passar por essa fase da forma mais saudável possível?
Enumerei algumas dicas:
1- controle do ganho de peso. É muito importante que, na primeira consulta, a gestante tenha ciência do ganho de peso esperado pra ela. Excesso de peso confere aumento do risco de desenvolver várias complicações, dentre elas: hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, diabetes mellitus.
2- beber água – a ingestão hídrica de pelo menos 2l de água por dia ajuda a reduzir edema, risco de infecções urinárias.
3- controle da ingesta do sódio (sal )- a gestante não precisa restringir o sal da dieta a menos que seja hipertensa, mas deve controlar para não ingerir em excesso. Uma boa dica que dou é limitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, como presunto, salsicha, blanquet de peru, etc, além de alimentos industrializados num geral. esses alimentos além de conter alto índice de sódio, ainda contém outras substâncias cancerígenas e inflamatórias na sua composição.
4- Boa ingesta de cálcio – a ingesta de cálcio é uma das poucas alternativas comprovadas para prevenção da pré eclampsia e deve ser estimulada desde o início da gestação. Alimentos ricos em cálcio são: leites e derivados, vegetais verde escuros, brócolis, grão de bico, feijão branco, dentre outros.
Em casos de baixa ingesta, o obstetra pode iniciar reposição de cálcio oral.
5- atividade física regular – a atividade física durante a gestação deve ser estimulada, salvo alguma contra indicação obstétrica.
Gestantes ativas tem melhor controle do ganho de peso, menos edema, estão mais preparados para o trabalho de parto e sem contar que a atividade física ajuda no controle da hipertensão e diabetes gestacional. O ideal é que a mulher já faça exercícios antes de engravidar e mantenha durante a gestação, mas se ela não era ativa antes, nada impede de começar durante a gestação. Nesse caso, os exercícios deverão ser leves e voltados para gestante e liberados após avaliação pela obstetra.
6- alimentação saudável – frutas, oleaginosas, peixes, verduras e legumes devem estar presentes na dieta da gestante, que deve evitar ao máximo alimentos açucarados e cheios de gordura.
7- o fumo é proibido. Maléfico em qualquer época da vida, na gestação está associado a risco de parto prematuro, descolamento de placenta, restrição do crescimento uterino dentre outras complicações.
8 – assim como o fumo, a bebida alcoólica não é permitida durante a gestação. “Nem um golinho!” A síndrome alcoólica fetal, um conjunto de alterações neurológicas e cognitivas, pode acontecer independente da frequência e quantidade de bebida ingerida, não existe dose segura.
9 – dormir bem. Um sono revigorante, de pelo menos 6h/noite, ajuda muito a recompor os sistemas e trazer mais qualidade de vida pra mãe.
10 – Reduza o estresse. Estresse e ansiedade podem trazer desconforto materno, aumentar as contrações e até risco de parto prematuro. Buscar ambientes calmos, fugir da rotina estressante, meditação e mindfulness são dicas que, quando alcançáveis, favorecem o bem estar da gestante.
A gestação é uma fase maravilhosa da vida da mulher e uma oportunidade para mudar antigos hábitos e criar novos, pensando sempre no bem estar do binômio mãe/ filho. E você, quais hábitos saudáveis cultivou durante a gestação?