QUEBRANDO O TABU – MEDO DA MORTE
15 de May de 2024Quebrando o tabu – Sexta-feira 13
15 de May de 2024Já falamos nessa coluna sobre Medo da Morte, Medo de Funerária, Medo de Carro Funerário, Medo de Ter Medo, Medo da Sexta-Feira 13… ufa, quantos pavores! Seria ingênuo da nossa parte achar que não se tem temor de urnas não é mesmo?
Afinal, estamos falando de um dos maiores símbolos do “morrer”. Mas, “tadinha” da urna. Popularmente conhecida como “caixão, ela se trata apenas de uma estrutura de madeira com um interior acolchoado.
Entretanto o medo da morte ocorre por conta de ser inconcebível ao nosso subconsciente imaginar um fim real para nossa vida.
Para ele, só podemos ser mortos, e isso não pode acontecer de causas naturais ou de idade avançada. Nosso subconsciente carrega memórias de nossos antepassados pré-históricos. Naquela época a vida era mais difícil. Lutávamos por comida, abrigo, território, mulher, quanta luta! Dessa forma era incomum morrer de forma tranquila. Porém, ter uma morte violenta, dolorosa e traumática era mais recorrente.
Portanto, falecer em si está ligado “em nosso DNA” como algo pavoroso e misterioso. Leia mais sobre em: Quebrando o Tabu – O Medo da Morte.
Além disso, há casos específicos de necrofobia, uma fobia específica caracterizada pelo medo irracional de coisas mortas (por exemplo, cadáveres), bem como coisas associadas com a morte (urnas, sepulturas, funerais, cemitérios). Com todos os tipos de emoções, a obsessão com a morte torna-se evidente tanto no fascínio como na objetificação.
Pense comigo caro leitor, a questão é que esse tabu é passado de pai pra filho. Muitas vezes o filho pequeno vê seus responsáveis fazendo o sinal da cruz em frente a um cemitério ou a uma funerária. Isso vai criando inconscientemente uma repulsa a tudo o que é ligado ao fim.
Contudo, a urna é apenas nosso receptáculo final e, geralmente quando a vimos, ela ainda não recebeu nenhum falecido. A não ser que seja no funeral de alguém. Ela, não oferece nenhum perigo a sua integridade física se você chegar perto ou encostar nela.
Então, quebre esse tabu e não tenha medo de urna. Vamos desmistificar todos os objetos fúnebres. São apenas objetos, que não lhe oferecem quaisquer problemas ou ameaças, só se cair na sua cabeça.