Quebrando o Tabu – Permita-se chorar
15 de May de 2024Quebrando o tabu – Medo de Urna
15 de May de 2024A morte ainda é um tabu, pois é um tema que evoca a cultura do “pavor inconsciente” que temos sobre o desconhecido. Mas, o fato é que temos consciência dela. Mas, por que isso ocorre?
Estudos psicológicos apontam que ainda há uma cultura em nossa sociedade que afasta nossas crianças do debate sobre o “morrer”, por considerar que elas ainda “não estão prontas”. Ou mesmo, as “brigas” entre “Céu e Inferno” alimentam toda essa falácia. Ou se preferir chame de “o bem e o mau”. A forma que somos criados, com medo de “Bicho – Papão”, fantasmas, inferno, dores… Enfim, são ausências.
Outro fator, segundo estudiosos do assunto, explica que: é inconcebível ao nosso subconsciente imaginar um fim real para nossa vida. Para ele, só podemos ser mortos, e isso não pode acontecer de causas naturais ou de idade avançada. Portanto, falecer em si está ligado a algo pavoroso e misterioso. Afinal, a ciência ainda não explicou o que acontece depois do “fim” então, só podemos especular.
Entretanto, qual seria o problema de temer o “perecer”? Estudos indicam que cultuar o medo do marte faz com que deixemos de aproveitar a vida. Ter apreensão, por antecipação de algo que acontecerá, impede de aproveitarmos o presente.
Pense comigo caro leitor, falecer é a única certeza que temos. Logo, já que acontecerá, o ideal seria saber lidar da melhor forma possível com o fato. Temer não ajudará em nada. Por isso, aceite e viva o presente sempre.
Então, quebre esse tabu! Aproveite intensamente cada dia e, quando ela chegar, tudo bem, faz parte. Mas calma! Você ainda não é o “Wolverine”, viver sem preocupações é diferente de ser inconsequente! Então, aprecie com moderação.