Quebrando o tabu – Medo de Urna
15 de May de 2024Quebrando o Tabu – Medo de funerária
15 de May de 2024Para começar essa coluna vamos explicar que o próprio número 13 possui um estereótipo de azar. Segundo a tradição cristã, o 13° apóstolo era o traidor, Judas. Na Bíblia, no livro do Apocalipse, o número 13 é o capítulo onde se assume que o número da besta (anticristo) é o 666. O meio do ceticismo nórdico surge a personagem de “Loki”, o Deus da Travessura e da Mentira, que aparece nas escrituras muitas vezes como sendo o “13° convidado”. Na Cabala, que é uma vertente do esoterismo com relações ao judaísmo, enumera 13 espíritos malignos. Nossa! Acabamos com o número 13.
Como podemos ver, desde os tempos primórdios temos um mistério envolvendo esse numeral. Entretanto, a sexta-feira também tem uma mística ligada ao azar e à religião. A tradição cristã assume que Jesus Cristo foi crucificado à sexta-feira. Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que Eva levou Adão para o pecado quando lhe ofereceu a maçã ao sexto dia da semana. E não saindo das histórias de traições, conta-se que Abel foi assassinado pelo irmão Caim numa sexta-feira. Agora sobrou pra sexta!
Logo, juntando esses dois fatores, acredita-se que parte dessa origem assustadora vem da mescla de todas essas crenças, mais o que o povo aumenta.. Há também outras possíveis origens, inclusive históricas, e curiosas como por exemplo: “Em 13 de Outubro de 1307, a Ordem do Templo é acusada de traição à Igreja, pelo Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV, mandando para a prisão os seus membros nomeadamente o seu grão-mestre”. “O pior incêndio florestal na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram”. “A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972 e virou até tema de filme – Sobreviventes dos Andes”. “Sexta-feira 13 de novembro de 2015 foi um dia sombrio para a história da França devido aos 7 ataques terroristas, em Paris, que mataram cerca de 130 pessoas e feriram cerca de 400”. Há também outras coincidências em fatos históricos, mas essas são outras histórias, parafraseando nossa colunista do “Curiosidades”.
Pense comigo caro leitor, sexta-feira é um dia ótimo na realidade. Véspera do fim de semana, “sextou”! Só de ler essa frase já pensamos em sair, nos divertir, relaxar e muitas coisas boas. Sexta-feira é eleito por meio de votação com decisão unânime (por esta coluna) o melhor dia da semana!
E mais, Há muitos acontecimentos sensacionais em sextas feiras 13:
“13 de julho de 1923 O letreiro de ‘Hollywoodland’ (futuro Hollywood) apareceu nas montanhas de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, pela primeira vez como parte de um anúncio imobiliário”. “13 de outubro de 1967 o presidente Lyndon B. Jonhson assinou a ordem Executiva 11.375 que estabelecia oportunidades iguais de emprego e contratação sem distinção de raça, cor, religião, gênero ou origem”. E muitos mais acontecimentos ótimos que envolvam esse dia.
Então quebre esse tabu, sexta-feira 13 é um dia como qualquer outro, ou até melhor! Mesmo que você passe por um gatinho preto na rua (que fofinho!), atravesse debaixo de uma escada (olha a cabeça!), derrube sal no chão (que desperdício!), ou quebre um espelho (que despesa!) não deixe nada disso te abalar e aproveite que o fim de semana está chegando.