Vamos Falar de Saúde: Telemedicina
6 de May de 2024Vamos Falar de Saúde: Exercício físico ou atividade física? Qual o melhor para o coração?
6 de May de 2024Cuidados essenciais para uma vida saudável no novo normal
A pandemia chegou e virou de pernas pro ar a vida de muita gente. Alguns se adaptaram bem ao home office, outros perderam o emprego, outros se reinventaram. Mas uma constante em cada caso, foi a mudança brusca na rotina, com a perda de alguns hábitos e adaptação a novos outros, muitas vezes não saudáveis ou sustentáveis.
Uma pessoa que antes acordava cedo para trabalhar, mal parava para pensar em comida e se motivava a se exercitar dentro da sua rotina, hoje não sai de casa, dorme tarde e acorda tarde, tem a geladeira e a despensa a disposição 24h por dia e ainda falta a logística para se exercitar. Isso se ainda não tiver adicionado o hábito de beber ou fumar para controlar a ansiedade.
É o caos instalado, né?!
Ao abordar esse assunto sempre recebo respostas como: “se não for assim eu surto”, “diante de todo o caos, pensar em vida saudável é impossível” “Quando passar a pandemia eu volto a rotina”, e muitas outras.
Mas o que não podemos deixar é essa ideia de que está tudo liberado, quando passar a gente resolve. Sabemos que hábitos são difíceis para serem criados, ainda mais quando se pensa em hábitos de vida saudável. Até porque não se sabe quando essa pandemia vai passar né?!
Pensando nisso, enumerei umas dicas para tentar melhorar um pouco a qualidade de vida nessa fase e retomar um pouco a rotina e hábitos mais saudáveis, para que quando tudo acabar o “estrago seja menor”.
1- Exercite-se. Já estamos numa fase que algumas atividades ao ar livre estão liberadas. Vista uma roupa confortável, coloque sua mascara e caminhe pelo menos 30 minutos todos os dias. Se gosta de correr, corra! Bike? Ótimo!! Qualquer atividade física que te dê prazer vai ajudar a manter o metabolismo, reduzir a fome e a ansiedade.
2- Procure ter em mãos lanchinhos e belisquetes saudáveis. Castanhas, amêndoas, frutas e muita água, são opções pra hora de atacar a geladeira. Chá também é uma boa pedida para “enganar” a fome.
3- Procure acordar cedo, se arrumar mesmo para ficar em casa e manter uma rotina de horários. Faça uma listinha de afazeres para cumprir ao longo do dia. Isso ajuda a manter a mente ocupada e torna mais fácil o retorno a rotina habitual.
4- Nutra-se de pensamentos bons, reduza tudo o que te traz ansiedade e agitação.
5- Se começou a beber ou aumentou a frequência nessa pandemia, tente voltar ao estado pré-pandemia. Escolha o dia que vai beber e organize um cardápio, arrume a mesa, faça desse ato um evento. Assim você ajuda o cérebro a relacionar bebida alcoólica com evento social, e reduz a “liberdade” de beber todo dia. Com isso, os fumantes que aumentaram o uso junto com a bebida alcóolica também reduzirão.
A gente não sabe quanto tempo vai durar isso. Mas a gente sabe que os maus hábitos adquiridos podem prejudicar nossa saúde por toda a vida. E nosso corpo é nosso templo, precisamos cuidar muito bem dele para estarmos prontos quando isso tudo acabar. Pense nisso! Não se entregue! Vai passar e precisamos sair melhores dessa pandemia.