Vamos Falar de Saúde: Por que o sobrepeso e a obesidade causam diabetes
7 de May de 2024Vamos Falar de Saúde: 3 dicas para diminuir a ansiedade
7 de May de 2024A nutrição da gestante é importantíssima para a boa evolução da gestação: para reduzir riscos metabólicos (obesidade e diabetes gestacional) e nutrir mãe e feto para que evoluam bem ao longo da gestação.
Além de sabermos também que a alimentação da mãe durante a gestação influência no paladar e alimentação futura do bebê.
Por isso, alguns alimentos são essenciais:
🍓 alimentos ricos em ácido fólico: laranja, morango, banana, couve, espinafre e brócolis, por exemplo. Evitam defeito no tubo neural do bebê.
🥛 cálcio – alimentos ricos em cálcio ajudam na prevenção da pré-eclâmpsia e na proteção dos dentes e ossos, tanto da mãe quanto do bebê. São eles: leite e derivados, couve, agrião, mostarda, brócolis, sardinha em lata, feijão…
🥩ferro – o ferro é um nutriente essencial para prevenção de anemias e complicações do parto. Encontrado em carnes, castanhas, feijão, lentilha, vegetais verdes.
🌰 proteinas – importante para a produção de novas células e tecidos para mãe e bebê. Feijão, ervilha, grão de bico, nozes, leite são alguns alimentos proteicos indicados.
🥔 carboidratos não refinados – para dar energia. Importante ser carboidrato de absorção lenta e não refinado para não elevar o índice glicêmico e não trazer ganho de peso.☺️ Paes e cereais integrais, frutas, batatas…
Qualquer proposta de dieta deve ser individualizada e preferencialmente com acompanhamento nutricional.