Quebrando o Tabu – Cremação: o que fazer com as cinzas?
14 de May de 2024Quebrando o Tabu – Como se referir a uma pessoa que já faleceu
14 de May de 2024Flores não são fúnebres! A flores são oferecidas como demonstração de afeto. Porém, algumas pessoas têm aversão a elas por conta de funerais. Devido às decorações de capela em velórios e ornamentações dos falecidos, as flores acabaram por ser associadas a morte.
Contudo, as flores nos funerais derivam dos casamentos. O costume de se ornamentar capela surge na união matrimonial. Uma teoria conta que oferecimento data na Grécia antiga. Elas eram utilizadas para afastarem inveja e energias negativas da noiva. Assim nada iria interferir na cerimônia e no amor do casal. Ainda na Grécia, se escolhia flores pelo significado que possuíam. Logo entraremos nesse mérito.
Se pararmos para analisar, o casamento é um novo ciclo em nossa vida. É um momento de união, amor e felicidade. É o nascimento de um casal e da vida juntos. Casar-se é compartilhar, estar junto, se apoiar e muito mais. E as flores estão ali para proteger o nascer deste acontecimento. Ou seja, flores protegem o momento de maior amor não consanguíneo.
Além disso, as flores têm significados. Apesar de termos mencionado, vejamos de forma mais aprofundada por alguns exemplos:
• Rosa Vermelha: paixão, amor ardente, coragem e respeito;
• Girassol: dignidade, glória e paixão, sugerindo uma altivez com alegria, respeito e integridade. Para alguns, o girassol significa fama, sucesso e felicidade, sugere ainda a altivez;
• Lírio: representa a ingenuidade juvenil e a pureza da alma. Simboliza os níveis superiores da inteligência e respeito. O lírio alaranjado simboliza a paixão, enquanto o amarelo representa a alegria;
• Antúrio: riqueza como a autoridade, exuberância, luxo e inocência;
• Gérbera: alegria, pureza e simplicidade;
• Copo de Leite: Reconciliação e perdão;
• Margarida: inocência, sensibilidade e juventude;
• Palma: dedicação, devoção e grande amizade;
• Agapanto: purificação, pureza emocional.
Flores como presentes são, geralmente, ligadas à paixão. Um exemplo é um namorado dar um lindo buquê de rosas para sua parceira, como nos filmes românticos. Todavia, como podemos ver, elas transmitem uma mensagem que vai muito além apenas de paixão. Que tal, ao invés de escrever uma carta, dar um buquê? Apenas diga: cada flor transmite os sentimentos que sinto por você e características suas que mais me orgulho. Emocionante!
Pense comigo caro leitor, geralmente, quando pensamos em presentear com flores, a primeira opção que nos vêm a cabeça é nossa parceira (namorada, esposa, “ficante”, etc.). Logo depois nossas mães, avós bisavós. Se você perceber, só mencionamos figuras femininas. Entretanto, você pode dar um buquê ao seu namorado, marido, amigo, ficante ou qualquer pessoa que queira. Presentar com flores é apenas uma demonstração de carinho e gentileza. Assim, não há restrições para espalhar o amor e por consequência a felicidade.
Então quebre esse tabu, flores não são fúnebres! Inclusive, há inúmeras formas de como e para quem presentear. Elas demonstram afeição e sentimento. E, como dito anteriormente, não há limites para espalhar o amor e felicidade. Por isso, não economize!