Quebrando o tabu – Tanatofobia: você já ouviu falar?
13 de May de 2024Quebrando o Tabu – Sexta-Feira 13 e gato preto, medo por quê?
13 de May de 2024Apesar de a morte ser a única certeza que nós temos, muitas pessoas ainda a consideram um tabu. Sabemos que a vida é um sopro e muitas vezes somos surpreendidos com a notícia de que amigos e parentes partiram de uma hora para a outra, principalmente nestes tempos de pandemia que vivemos. Apesar disso, nem todos estão preparados para lidar e conversar sobre esse “tema”.
Falecer é um fato, por isso, não seria muito mais simples e fácil se já falássemos sobre os desejos de como gostaríamos de partir? As pessoas falam sobre o legado que irão deixar, como os filhos e parentes irão ficar depois da nossa despedida, mas não dizemos qual a última lembrança queremos deixar na mente de nossos entes queridos.
Uma forma de despedida e que pode ressignificar a vida é a cremação. Trata-se de um ritual que já se tornou uma tendência e dependendo da pessoa pode gerar aproximadamente 1kg e meio de cinzas. Após o final do processo, o ente querido da pessoa falecida irá receber uma urna com as cinzas que podem ser espargidas ou guardadas em um cantinho especial.
Várias são as opções. Você pode plantar as cinzas com as biournas e transformá-las em uma árvore ou um lindo jardim, transformá-las em joias ou dividi-las entre os familiares. Por isso, se essa for a sua opção de despedida não hesite em conversar com os seus familiares para que a sua vontade seja realizada.
Muitas pessoas evitam falar sobre a morte, pois acreditam que estão “agourando” seu ente querido. Conversar sobre os seus desejos com seus familiares não significa apressar a sua despedida, muito pelo contrário!
Você conversa sobre comidas, programas preferidos, recordações do passado, lugares que mais gostou de visitar. Por que não falar sobre algo que irá acontecer? Por isso quebre esse tabu e exponha os seus anseios, pois a vontade de como irá partir merece ser respeitada.