Vamos Falar de Saúde: Você conhece a relação entre tireoide e o coração?
7 de May de 2024Vamos Falar de Saúde: Síndrome pós COVID. O que significa?
7 de May de 2024Com o controle do vírus e a flexibilização das atividades físicas, principalmente ao ar livre, as máscara tornaram-se utensílios necessários na hora de fazer atividade externa. Mas, além do desconforto, será que ela prejudica a saúde ou atrapalha o desempenho?
A resposta é não. Não prejudica e nem atrapalha o desempenho.
Independente do tipo de máscara que se use o benefício de se proteger contra a Covid-19 é muito maior do que qualquer desconforto, e não há malefícios.
Óbvio que as máscaras mais restritivas, como a N95, promovem um efeito maior do que as de algodão e por isso não são recomendadas para a prática de exercícios físicos.
Os estudos indicam que embora a dispneia possa aumentar e alterar a percepção do esforço, os efeitos nos gases sanguíneos e outros parâmetros fisiológicos impostos pelas máscaras são pequenos, muitas vezes pequenos demais para serem detectados.
Apesar de serem desconfortáveis, existem algumas dicas pra minimizar essa sensação:
– testar várias máscaras, de várias texturas e tecidos, pra identificar a que melhor se adapta a sua atividade.
– trocar de máscara sempre que a mesma estiver úmida, pois a umidade além de não proteger bem, ainda piora a percepção de cansaço.
– Reduza a intensidade do esforço. Sabendo que a máscara irá te limitar mais, mantenha-se num Ritmo abaixo do seu usual nos exercícios aeróbicos ou aumente o intervalo de descanso nos exercícios de força, assim reduz essa percepção de cansaço.
Portanto, se vc sente desconforto com a máscara, atente-se para essas dicas e procure adaptar seu esforço à máscara, para que vc não deixe de praticar atividade física por conta dos inúmeros benefícios da mesma contra a COVID-19.