Quebrando o Tabu – Cremação: deixe seus desejos em vida
13 de May de 2024Quebrando o Tabu – Urnas Ecológicas: uma nova forma de ressignificar a despedida
13 de May de 2024Hoje é sexta-feira 13. Como foi explicado anteriormente, a mística neste dia tem início a partir de dois fatores: a do número “13” ser um número azarado e a sexta-feira ser um dia que só aconteceu tragédia. Leia mais em: “Quebrando o tabu – O medo da sexta Feira 13”.
O problema é que com o passar do tempo, as pessoas desenvolveram alguns preconceitos. Quebrar espelhos, passar debaixo de escadas, derrubar sal e encontrar gatinhos pretos. As pessoas têm medo que esses eventos aconteçam e os evitam ao máximo.
Muitas pessoas maltratam os bichinhos para que eles não passem perto! Pessoal, animais são seres vivos. Eles sentem dor, têm sentimento e direito à vida, geralmente são muito dóceis, são criaturinhas lindas e inocentes e sentem tristeza ou felicidade. Sim! Animais sentem até o luto, se você não acredita, confira em nosso blog.
Além disso, maltratar animais é crime! Entenda resumidamente:
DECRETO Nº 24.645, DE 10 DE JULHO DE 1934:
• Art. 1º Todos os animais existentes no País são tutelados do Estado.
• Art. 2º Aquele que, em lugar público ou privado, aplicar ou fizer aplicar maus tratos aos animais, incorrerá em multa de 20$000 a 500$000 e na pena de prisão celular de 2 a 15 dias, quer os delinquentes seja ou não o respectivo proprietário, sem prejuízo da ação civil que possa caber.
Para saber mais, confira nos sites oficiais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D24645.htm)
Vale atentar que devido a jurisprudências* recentes, as punições para tal crime tendem a ser mais severas.
Jurisprudência é quando decisões anteriores de juízes são usadas para embasar alguma decisão de outro juiz dentro de um julgamento, inclusive para agravar ou abrandar uma penalidade, que é o caso em questão.
Tanto que há um projeto de lei novo com o intuito de aumentar as penas para de 1 a 4 anos de prisão, com agravantes no caso de lesões permanentes ou morte do animal, que podem chegar a 6 anos de prisão. Também fala sobre outros pontos como omissão de socorro a animais.
Pense comigo caro leitor, crenças justificam maus tratos? Tortura? Assassinato? Não estamos aqui querendo menosprezar as convicções de ninguém, cada um acredita no que quiser. Contudo, nada pode justificar os crimes.
Então, quebre esse tabu e respeite os gatinhos pretos na sexta-feira 13. Eles são anjinhos peludos e não merecem sofrer por conta de crenças. Ao invés de espantar, adote um gatinho de rua e tenha um “guardiãozinho” de sua casa e um companheiro para muitas horas. Vamos espalhar o amor!