Quebrando o Tabu – Como superar o medo da morte
14 de May de 2024Quebrando o tabu – Como foi criado o dia internacional da mulher
14 de May de 2024Antes de tudo, sabemos que a morte é a única certeza que nós temos. Inclusive, já falamos diversas vezes em nosso blog que a vida é um sopro, além de ser feita de ciclos, onde há um começo e um final. Algum dia, todos nós iremos partir, pois ninguém é imortal. Sabendo disso, por que não falar sobre esse tema e superar o medo da morte?
Tentamos durante toda a vida postergar a velhice e este final. Colocamos botox, fazemos cirurgias plásticas, realizamos procedimentos que prometem retardar as marcas da idade. Ainda assim, muitas pessoas tentam de tudo evitar algo que algum dia irá acontecer. Esse medo só irá nos impedir de desfrutar os bons momentos da vida.
Por isso, listamos algumas razões para falar sobre a morte:
1- Não somos eternos
A pandemia nos mostrou isso e infelizmente, vimos a partida precoce de várias pessoas. Nos últimos dois anos tivemos a certeza de que a morte não distingue idade ou classe social.
2- Cultivar o medo da morte pode ser prejudicial
Viva a vida e desfrute de todas as coisas boas que ela pode oferecer. Além disso, ficar sempre apreensivo sobre a morte irá nos impedir de viver no presente e aproveitar a nossa família e amigos.
3 – Estaremos mais preparados quando a morte chegar.
Despedir-se de um ente querido não é fácil. Não é melhor já estar preparado financeiramente e com o emocional mais preparado?
4 – Afastar as crianças deste tema pode causar traumas
Quando um tio ou avô parte, a primeira coisa que muitas pessoas fazem é inventar desculpas como: seu pai viajou, foi para a casa de um parente distante ou está dormindo. Mentir para as elas irá causar conflitos na mente das crianças que poderão ficar apavoradas quando os pais viajarem ou dormirem. Elas vão acreditar que esses entes queridos não irão voltar.
Dessa forma, lidar com a morte de uma forma natural irá ajudá-lo a viver de uma forma mais saudável e focar no presente. Entretanto, se você tem tanatofobia, que é caracterizado como medo excessivo da morte e isso o impede de realizar suas tarefas, procure uma ajuda profissional.