Quebrando o Tabu – Busque Ajuda de Psicólogos no Luto
10 de May de 2024Quebrando o tabu – O Novo Normal, Não Tenha Medo de Viver
10 de May de 2024Os rituais de despedidas são importantes aliados nos processos do luto. O psicólogo Diego Falco explica: “Mesmo que não haja solução mágica, você pode considerar um ritual de despedida. Desenvolver um ritual que reconheça a briga entre o passado e o futuro. E entender que isso pode te dar uma oportunidade para estar em luto pelo que se perdeu e esperar o que vem em seguida”.
Dentro desses rituais de despedidas, existem as cerimônias fúnebres. O velório, o sepultamento, a cremação ou quaisquer cerimônias que queira, podem ajudar a aceitar a perda. Uma última conversa, o reencontro entre parentes, chorar, tudo isso é parte de um processo de perda.
Mesmo assim, ainda há casos onde o funeral é divertido. Em Quebrando o Tabu – Permita-se sorrir, mostramos um vídeo do sepultamento do senhor Shay Bradley. De forma humorada, deixou uma gravação bem engraçada para animar a família diante da perda. E todos deram muitas risadas. Já o velório de Beth Carvalho foi regado de muita cerveja e samba.
Um grande exemplo de que não se precisa ter tanto tabu com o tema da morte é a cultura mexicana. Lá, há festas que cultuam a morte. As caveiras mexicanas são conhecidas internacionalmente e as crianças são acostumadas desde cedo com o tema. Se há um povo com tabu enraizado com a morte, não é o mexicano!
Os EUA têm uma tradição, assim como alguns países da Europa, muito positiva. Segundo o site do Cemitério Campo Santo, o corpo leva dias para ser preparado. E qual a vantagem? Dessa forma, a família tem mais tempo para se acalmar. Sendo assim, as cerimônias em geral são mais leves.
Pense comigo caro leitor, infelizmente todos temos nossa hora de partir. Mas, ao invés de pensar no fim, lembre-se dos momentos bons. Segundo o site do banco de dados mundial, a expectativa de vida no Brasil em 2017 era de 75 anos. Imagine uma pessoa que viveu todo esse tempo, lembre-se das melhores memórias. Elas que merecem um espaço em nossos corações.
Então, quebre esse tabu, na hora do luto não tem fórmula. Faça questão de lembrar os melhores momentos e qualidades do falecido. Contudo, uma cerimônia leve pode ajudar a aceitar a passagem melhor.