Quebrando o tabu – Aceite-se como você é
10 de May de 2024Quebrando o tabu – Medo de ter medo
13 de May de 2024A pandemia é real. Enquanto ainda estamos “no olho do furacão”, temos dificuldade de olhar para frente. Mas, o futuro se tornará presente. E com isso, precisaremos nos adaptar aos novos contextos que a vida nos trará. Como faremos isso?
Como falamos anteriormente em Quebrando o Tabu – O novo normal muitos cientistas acreditam que esta crise mundial é um momento de “passagem de bastão” para o novo século. Isso significa que o modo de vida do séc. XXI será ditado no “pós pandemia”. É o que hoje é chamado de o novo normal.
Concordando com os cientistas ou não sobre a teoria do século, o fato é que a nossa rotina já mudou e irá mudar ainda mais. Estamos vivendo um momento de ruptura. Quantos shows online ocorreram? Reuniões de família? Os cursos EAD? Veja quantas coisas novas ocorreram graças a rápida adaptação.
O biólogo Átila Iamarino afirma: “O mundo mudou, e aquele mundo de antes do coronavírus não existe mais. A nossa vida vai mudar muito daqui para a frente, e alguém que tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade”. O status quo é a forma como vivemos em sociedade, ou seja, como interagimos com outras pessoas.
No que tange aos jovens, manter uma rotina em casa pode ajudar. A especialista Ana Maria Costa da Silva afirma: “Manter horários de refeições, de dormir, de realização das atividades escolares, tempo de tela, dentre outros, proporciona sensação de segurança. Cabe também apoiar e estimular a autorregulação, incentivada por exercícios de respiração, meditação ou qualquer atividade que reduza o estresse. Os pais devem se manter tranquilos para transmitir tranquilidade aos adolescentes”.
O cuidado com os idosos. Muitos costumam ser teimosos. Tente os preservar em casa o máximo possível para evitar a exposição. Eles são grupos de risco. Ficar se aglomerando é extremamente arriscado. Faça vídeo chamadas e os tirem do tédio. A Covid-19 não é brincadeira e não queremos perder nossos “velhinhos”.
Manter o Home Office é uma possibilidade. Afinal, as empresas, em alguns casos tem até menos gastos, como por exemplo a passagem. Outro ponto forte é o aumenta a qualidade de vida dos funcionários, que conseguem economizar até 5 horas de seu dia evitando os trânsitos excessivos.
O cinema drive-in é uma novidade antiga. Ele já existiu, mas estava em desuso. Hoje temos algumas cidades que já estão adotando este recurso, é uma forma de lazer bem vista. Afinal, ele alia a opção do cinema e a segurança do isolamento social.
Pense comigo caro leitor, o futuro está “batendo a nossa porta”. Quer queiramos, quer não, nossa única opção é aceitar os novos contextos. Dessa forma, o melhor a fazermos é nos adaptarmos ao novo normal. Se não, qual seria a outra opção?
Então, quebre esse tabu! Adapte-se a nova rotina e viva da melhor forma possível. Acompanhamos a cada dia a transformação para o novo normal. É a história acontecendo nos nossos olhos e tudo o que podemos fazer é acompanhar e nos moldar para viver da melhor forma possível.