Quebrando o tabu – permita-se sorrir
13 de May de 2024Quebrando o Tabu – Medo de Quem Trabalha em Funerária
13 de May de 2024Existem muitas festas com temas diferentes. Um grande exemplo é o Halloween (“Dia das Bruxas”), mas pode ser um aniversário gótico também. Atente-se que, é cultural o brasileiro fazer belas decorações em eventos de acordo com o tema. Mas, o que fazer quando se trata de um tema “macabro”, “fúnebre” ou “terror”?
Para começar, você sabe de onde surgiu a decoração de festa? A ideia iniciou junto com o ato de decorar ambientes. O hábito começa desde o Egito antigo, mas inicialmente foi algo restrito apenas aos nobres. Só na revolução industrial que o costume se popularizou entre as classes sociais mais baixas. Isso ocorreu devido aos produtos em geral terem ficados mais baratos e acessíveis ao público.
Já no caso do Dia das Bruxas, os historiadores apontam os celtas como os precursores da história. De acordo com eles, o Halloween é resultado do festival de Samhain, realizado para celebrar o ano novo celta, no dia 31 de outubro. O povo também acreditava que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos era mais tênue durante a noite do dia 31 de outubro, e por isso, os mortos voltavam para escolher o corpo que possuiriam no próximo ano.
Para escapar dos espíritos, a população vestia a roupa mais feia que tinha em casa e saía pelas ruas da vizinhança para assustar os espíritos. A comemoração como conhecemos hoje tomou forma por volta de 1500 e 1800 d.C.. Um dos hábitos mais tradicionais que envolviam crianças era que elas iam de casa em casa, cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos, em troca de bolos de boa sorte. A famosa frase “doce ou travessuras”.
Enfim, vamos supor que você queira fazer uma festa com um tema sombrio, “vampiros” por exemplo. Que tal imaginar a decoração? Cores entre o preto, o vermelho e vinho. Dentaduras com caninos, alho, morcegos, alguma bebida vermelha escura (suco de cereja), uma lua rodeada por nuvens cinza escuro e um “caixão”. Nossa!
Pense comigo caro leitor, por que não ter uma urna, caixão, nesse tipo de festa? Afinal, se o tema é terror nada melhor que uma urna para impactar. Imagine a reação dos convidados, vai ser um “estrondo”! Mas, você deve estar pensando, ninguém faria isso! Tanto faria que eu já fui numa festa assim. Inclusive, foi deste fato que me veio a ideia.
Foi num aniversário com o tema “Monster High” que me inspirou. Que trata-se de um desenho que gira em torno de personagens inspirados em lendas e de filmes de terror encarnados como adolescentes em uma escola para monstros. Há inclusive bonecas a venda em lojas de brinquedos com este tema. Na festa, tinha um caixão decorado com o símbolo da animação! Mas, o estilo tem virado tendência e até o Big Brother Brasil (edição 19) fizeram isso.
Então, quebre esse tabu e inove nas festas com temas diferentes, seja a comemoração qual for. Afinal, se é para decorar, faça de um jeito inesquecível. Conte com a Maracanã Assistência para fornecer os materiais necessários caso você precise!