O Processo Terapêutico: visão geral do enlutado
16 de May de 2024Como preparar uma criança para viver o luto
17 de May de 2024O trabalho de pesquisa de entendimento do funcionamento do luto é algo constante. Diversos pesquisadores e autores já adentraram nesse processo e vários possuem suas teorias sobre como o luto funciona e a melhor maneira de lidar com ele.
Um dos pesquisadores mais influentes sobre o Luto, Sidney Zisook, através de seu trabalho, demonstrou que há 4 grandes componentes do luto que podem aparecer nas mais diversas formas, dependendo da pessoa e nas circunstâncias únicas da perda.
O primeiro componente citado por ele é chamado de Angústia da Separação. Essa angústia é considerada uma salada de emoções e sensações como tristeza, ansiedade, dor, desamparo, raiva, vergonha, solidão e outras. Cada indivíduo pode apresentar uma salada diferente, mas a presença de emoções e sensações diversas é algo muito presente em muitas pessoas que vivenciam o luto.
O segundo componente é a Angústia Traumática. Nesse componente, há a presença de estados de descrença e choque, pensamentos intrusivos e um esforço para evitar esses pensamentos e o pico emocional que eles produzem. Não é muito diferente no que acontece em pessoas que passam por algo muito traumático e desenvolvem TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático).
O terceiro componente é a presença da Culpa, Remorso e Arrependimentos. Já falei diversas vezes nesta coluna sobre a culpa e como ela pode aparecer durante o luto das mais variadas situações. A presença de Remorso e Arrependimentos, também é considerado um componente importante do luto e pode estar presente no luto de diversas pessoas.
O quarto componente é o Retraimento social. O social é algo de extrema importância para superação saudável do luto e se torna ainda mais importante com a vontade muito comum nos enlutados de se retraírem socialmente.