Emoções Negativas: expressar ou não?
16 de May de 2024LUTO: QUANDO DEVO BUSCAR AJUDA?
16 de May de 2024Apesar de falarmos sobre vários aspectos do luto que estão presentes na maioria das pessoas, nunca é demais reforçar que o luto é um processo individualizado. Infelizmente, não há um conjunto específico de práticas que ajude todos os indivíduos que vivenciam o luto.
O processo do luto é visto como um período de transição e ajuste de nossa vida e crenças sobre a vida e o que perdemos. Com isso, algumas coisas podem nos ajudar no processo da perda.
Dependendo do luto que estamos vivenciando, nossa resposta física pode ser muito intensa e causar grande estresse em nosso corpo. Por conta disso, buscar permanecer fisicamente saudável, com uma boa dieta, rotina de sono e exercícios físicos, pode ser um item muito importante para te ajudar nesse processo.
Trabalhar nossa mente para desenvolvermos um significado maior para o que estamos vivendo, para o fim de ciclos e todos os processos que passamos, e vamos passar ainda no futuro, pode nos ajudar a nos sentirmos melhor, colocar as coisas em contexto e nos preparar para o futuro. Por isso, leia o que puder de filosofia e espiritualidade que te ajudem a dar um significado para o que aconteceu.
Honre quem ou o que se foi. Uma maneira que muitas pessoas encontram para se sentirem melhor é levar adiante o legado de quem se foi. Fazer isso solidifica um bom sentimento de lembrança. Você pode fazer isso através de uma arte, de movimentos em prol de mudança do mundo que representem a pessoa, orações, envolvimento em projetos sociais e tudo mais que te faça lembrar o que aquela pessoa representava para você.
Por mais impossível que possa parecer continuar vivendo como normalmente fazíamos, temos que deixar claro a diferença entre focar na perda e focar em nossas vidas diárias. Você pode reservar um tempo para se concentrar no fim ou em quem se foi. Não é algo fácil de se fazer, mas se conseguir, e com a prática ficará mais fácil, isso pode te garantir continuar sendo funcional em suas atividades diárias como estudo, trabalho e relações familiares.
Aprenda a não julgar seus sentimentos. No luto, acima de qualquer outra coisa, é muito importante permitir que quaisquer sentimentos surjam. É importante permitir que haja um espaço para eles respirarem. Você não precisa deixar que eles tomem conta do seu dia, por vários dias, mas pode permitir que eles validem seu luto e ajudem sua mente a aliviar a tensão.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.