O que ajuda no sofrimento do luto?
16 de May de 2024Depressão na Quarentena
16 de May de 2024Como dito em várias postagens anteriores, o luto é algo normal que a maioria das pessoas passa. Digo a maioria, e não todas, pois há sim algumas pessoas que não sentem nada com perdas, seja por terem alguma dificuldade no entendimento do que aquilo significa ou ter, na realidade, um entendimento muito grande de como as coisas são e uma boa capacidade de aceitação.
Enfim, ele afeta a maioria das pessoas e quando está presente, pode ser algo que ajuda a pessoa passar pelo processo da perda e atingir a aceitação do imutável. Ao mesmo tempo, para alguns, ele pode ser algo devastador, que não vai embora e prejudica em muito a vida do individuo enlutado.
Então, como saber a hora de buscar uma ajuda? Seja a ajuda de conhecidos, seja a ajuda de profissionais.
Em muitos transtornos e dificuldades do dia a dia, muitas pessoas ficam com essa dúvida. Diversas vezes, nas redes sociais, recebo perguntas como “quando devo buscar ajuda?” ou “será que é um problema, preciso de ajuda?”. A resposta mais geral que costumo dar para essas pessoas e que também funciona para quem está sofrendo com o luto é: você está tendo sofrimento e/ou prejuízos significativos?
Sofrimento, é bem provável que você esteja tendo, mas é um sofrimento que acredita que não vai passar? É a maior dor que você já sentiu? Você já passou por algo assim antes? Já conseguiu superar algo parecido? O quanto você acredita na sua capacidade de superação? Está tendo pensamentos mais pesados por causa do sofrimento? Está querendo “acabar” com sua dor?
Todas essas perguntas são válidas para avaliar se seu sofrimento é um sofrimento significativo. Ao mesmo tempo, quanto esse sofrimento afeta as outras áreas da sua vida? Com essa pergunta, podemos descobrir a presença, ou não, de prejuízos significativos.
Você fica muito isolado não querendo ver ninguém? Se afastou de seus amigos e familiares? Está evitando sair de casa? Não está indo trabalhar ou estudar? Teve comportamentos destrutivos como beber e fumar em excesso? Fez uso de drogas por conta da dor? Está buscando alívio em apostas? Está se ferindo fisicamente?
Avaliar seus prejuízos em todas as áreas: familiar, social, acadêmica, profissional e pessoal, ajuda em muito, na resposta da pergunta inicial. Então, quando você deve buscar ajuda? Quando perceber, que sua vida, não é mais a mesma. Quando você não consegue manter sua rotina diária, quando sua mente te traz um sofrimento insuportável, quando suas relações estão sendo prejudicadas e sua saúde está em risco.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.