LUTO: QUANDO DEVO BUSCAR AJUDA?
16 de May de 2024Significado na perda fora de hora
16 de May de 2024Na postagem de hoje, quero fugir um pouquinho do assunto e falar um pouco com vocês sobre o sentimento de depressão que algumas pessoas estão sentindo nesse período de quarentena. Mesmo que não seja o assunto principal que discutimos aqui nesta coluna, essa tristeza mais intensa ou depressão pode ser uma resposta do luto que estamos vivendo com essa pandemia. O luto pelo que não mais será.
É importante falar que nem toda tristeza forte pode ser caracterizada como depressão maior, o termo clínico para depressão. A depressão clínica é caracterizada por um sentimento de tristeza na maior parte dos dias, por pelo menos duas semanas. É comum a pessoa depressiva aparentar para os outros estar mais para baixo ou infeliz.
Ela se emociona facilmente, fica com os olhos cheios de lágrimas em diversas situações, mesmo sem um estímulo que justifique isso, é possível que ela evite contato visual, demonstre pouca expressão facial, queira ficar imóvel e que converse em apenas um tom.
Essa definição é relevante para que você consiga diferenciar uma depressão clínica de uma tristeza pontual ou a fase de depressão do luto.
O que estamos vivendo realmente pode nos trazer um luto pela vida que não temos mais e que, provavelmente, não teremos mais. A perda de nossa realidade, que demoramos tanto para nos acostumarmos, é um evento muito significativo que pode gerar um sentimento de luto muito forte. Com esse sentimento, o estado depressivo causado pelo luto pode estar muito presente.
Se você se sente assim, para baixo, desanimado, sem vontade de fazer coisas que gostava e de se envolver com as outras pessoas, busque evitar manter-se nesse estado.
Se você sentir vontade de se isolar no quarto, vá para sala com o resto da família. Se você começar a ter pensamentos disfuncionais negativos que te levam ainda mais para baixo, fale de maneira firme PARE e foque sua atenção no ambiente. Vá até a janela e observe as árvores, os carros, as pessoas e descreva o que acontece. Tire o foco de seus pensamentos disfuncionais.
Se sentir vontade de escutar músicas triste, segure-se e troque para uma música estimulante.
Espero conseguir te ajudar um pouco com essa questão e se você estiver com dificuldade ou com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.