Luto Social, faça algo com sua culpa.
21 de May de 2024Desaparecidos: o luto prolongado
21 de May de 2024Tudo o que já falamos até hoje nesta coluna, pode te ajudar a se tranquilizar e superar o seu luto de uma maneira saudável. Todas as dicas são muito úteis para ajudar você a superar a perda. Se ainda não viu nossas dicas, veja as postagens anteriores.
O processo de luto é realmente muito doloroso e difícil. Mesmo assim, é importante que você saiba que mesmo que pareça ser a pior coisa que tenha lhe acontecido, isso pode ser algo momentâneo, superável e que você pode voltar a ter a sua vida de maneira tranquila desde que supere as fases do luto de maneira saudável.
Durante nossas experiências de vida, temos a mania de esquecermos de dores passadas e de supervalorizar as dores atuais. Nós esquecemos da dor de um relacionamento ruim, esquecemos da culpa de não ter estudado para uma prova e ter ido mal, e a consequência desses esquecimentos são ciclos sem fim que só nos causam mais dor.
Nós PRECISAMOS lembrar das dores passadas. Todos nós já superamos (ou pelo menos deveríamos ter superado) o luto da infância, da adolescência, e afins. E Muitas vezes, superamos perdas muito dolorosas mas não lembramos disso. Acabamos por dizer que a perda atual é muito maior e pior. Reconhecer que você já sofreu antes e já superou pode ser importante para que você veja sua dor atual como superável e você como mais capaz do que imagina.