Curiosidades que vão além – A origem do velório
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – Luto mundial existe?
3 de May de 2024Um ritual de despedida é importante na superação saudável do luto e para que as pessoas possam seguir em frente com as suas vidas. Há varias maneiras de se dizer adeus para um ente querido e em todas as religiões e países, há o respeito e cuidado com as pessoas que já partiram. Porém, essa forma de zelo é diferente em alguns povos e culturas; uma delas é no judaísmo.
Os judeus preservam as suas tradições há milênios e isso não é diferente durante os sepultamentos e despedidas de seus entes queridos. O povo judaico respeita e trata com carinho as pessoas falecidas da mesma forma que cuida daqueles que estão vivos.
Quando há o falecimento, a família comunica ao Chevra Kadisha, que é uma associação responsável por preparar os corpos e orientar os familiares para que os procedimentos funerários ocorram de acordo com a lei judaica.
A preparação do corpo é realizada através de um ritual religioso chamado Tahará. Trata-se de um momento de purificação realizado através de um cuidadoso banho onde o corpo é limpo de qualquer impureza ou fluido.
Após este momento, a pessoa falecida é envolta em uma mortalha simples branca de linho. As próteses, lentes de contato e dentaduras são retiradas e não podem ser enterradas com o falecido. As cerimônias de caixão aberto não são permitidas pelas leis judaicas, por isso, o corpo não é exibido nos funerais.
O corpo não pode ser cremado, embalsamado ou ter os órgãos removidos.
Deve ser sepultado na terra em caixão simples e sem luxos. Para os judeus, não deve haver distinção entre as vestimentas de ricos ou pobres.
O sepultamento é realizado o mais breve possível, salvo em caso de mortes violentas. Segundo os judeus, a alma da pessoa não está em repouso até que ela seja sepultada. Durante o ritual, os amigos e parentes baixam o caixão e as pessoas presentes em honra ao falecido cobrem a urna com terra.
O período de luto judaico
Os judeus estipulam 3 períodos de luto que são: Shivá (7 dias de luto. Começa logo após ao enterro), Sheloshim ( inicia no término da Shivá e vai até o nascer do sol do 30º dia após o enterro). O último período é conhecido como Avelut ( inicia-se ao nascer do sol do 30º dia do enterro e estende-se por doze meses hebraicos).
Os judeus também colocam pedras nos túmulos como ato de respeito à pessoa falecida. É uma forma de se marcar o lugar de sepultamento e ter certeza de que a pessoa que se foi jamais será esquecida.