Curiosidades que vão além – 10 celebridades que morreram e você nem sabia
2 de May de 2024Curiosidades que vão além – Pós-Pandemia: O novo normal
2 de May de 2024Brasil, 1918. Minha avó Zilda Pinheiro de Oliveira tinha apenas 6 anos e adoeceu com uma gripe que extirpou a vida de um dos seus 11 irmãos, e outros tantos amigos e parentes. Mas o que era essa doença? Era a Gripe Espanhola, como assim ficou conhecida e a primeira vez que se tinha notícias da incidência do vírus Influenza no mundo. Porém, como chegou a contaminar e matar milhões de pessoas?
Segundo pesquisadores não há um local exato de onde começou a transmissão, porém era época da Primeira Guerra Mundial e, com isso, o vírus Influenza se espalhou rapidamente provocando uma Pandemia sem precedentes. Foram cerca de 50 milhões de vítimas fatais no mundo, e ainda há vertentes que o verdadeiro número pode chegar ao dobro, 100 milhões. E no Brasil pode ter chegado através de um navio, o Demerara, que passou pelo Reino Unido e Recife, e atracou em Salvador. Após o contato físico da tribulação e pessoas contaminadas, a doença foi disseminada.
Mas, um fato curioso é que se sabe que esta doença não é proveniente da Espanha. Daí você se pergunta: por que o nome? Por conta da imprensa Espanhola que noticiava muito em seus veículos de comunicação informações sobre pandemia. Porém, há teorias que apontam os Estados Unidos, China e Reino Unido como epicentros. Todavia, o local mais focal é os Estados Unidos, porque lá foram registrados os primeiros registros. Os casos aconteceram em trabalhadores de uma fábrica em Detroit e em soldados instalados em um campo militar no estado do Kansas.
Sobre o contágio, era muito parecido com os dias que vivemos… Transmitida através de secreções respiratórias, como: tosse e espirro. No Brasil chegou avassaladora no mês de setembro daquele ano e atingiu grandes centros, sobretudo Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ter contado com até 350 mil pessoas infectadas. E, de acordo com historiadores, personalidades importantes da época foram atingidas. Para se ter ideia o presidente da República Rodrigues Alves, eleito em 1918, não assumiu o cargo porque faleceu da Gripe.
Como não havia nenhuma cura para a doença, os médicos passavam alguns remédios para amenizar os sintomas e esperavam o corpo do paciente reagir. E quais eram as recomendações das autoridades de saúde? Evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e sem o contato físico. Observem que ha algo de parecido no ar… Houve fechamento do comércio, Senado e até o Congresso.
Foram 3 grandes “ondas” até 1919. Porém, os profissionais de saúde e os médicos sanitaristas trabalhavam sem parar para conseguir medicamentos mais eficientes para conter a doença. E aos poucos, com as medidas de proteção a vida voltou ao normal. Muitos anos depois conseguiram achar a cura e até a vacina.
O vírus Influenza, conhecido hoje como H1N1, ainda mata muita gente pelo mundo, apesar das autoridades fazerem campanhas de vacinação para frear o contágio. Mas isso é uma outra história.