Curiosidades que Vão Além – Sedentarismo: A causa de morte que mais poderia ser evitada em todo o mundo
2 de May de 2024Curiosidades que vão além – O uso de cadáveres a serviço da ciência
2 de May de 2024Todos que já foram a cemitérios puderam observas as esculturas, pinturas e retratos que cercam os túmulos e mausoléus dos locais. Trata-se de galerias de arte a céu aberto! É possível observar períodos artísticos, tendências e padrões nas esculturas, arquitetura dos mausoléus e todas as obras. Já pensou em fazer uma visita ao cemitério para estudar galerias fúnebres?
A história da arte é riquíssima. Quando se trata de cemitérios, não é diferente. É possível observar o movimento artístico através das esculturas nos túmulos, na arquitetura dos mausoléus, nas características das lápides. É uma escola cultural diferente e surpreendente.
Inclusive, muitos cemitérios ao redor do mundo são pontos de atração turísticas justamente pelas obras que ali se encontram. O Cemitério La Recoleta é um grande exemplo por sua magnitude escultural! Outro exemplo é o Cemitério Père Lachaise em Paris, que além de ser muito rico culturalmente também é o abrigo do descanso final de muitas celebridades históricas.
A Arte Tumular teve seu início na Idade Média, também conhecida como “Idade das Trevas”. Com o auge do movimento gótico observado principalmente nos castelos medievais e misticismo pagão. Por isso é muito comum vermos mausoléus com paredes feitas de pedras, e abóbodas ogivais (o “teto” da construção é em formato de um triângulo alto e pontudo). Um exemplo famoso de arquitetura gótica é a Catedral de Notre Dame.
Contudo, com o passar do tempo, os movimentos artísticos foram mudando. Dessa forma, as características dos monumentos cemiteriais foram se adaptando à época vigente. Por isso é tão educativo visitar necrópoles. Se pararmos para analisar com olhos críticos, poderemos ver os períodos artísticos representados nas características do lugar.
Pense comigo caro leitor, observar uma forma diferente de arte, visitar artistas famosos que já se foram e aprender sobre os períodos da história, tudo num lugar só! Pode parecer inusitado, mas as necrópoles são pontos turísticos na Argentina, Paris, Praga, e até São Paulo.
Agora é com você! Veja os exemplos citados e faça uma visita cultural a um cemitério. Eu particularmente indicaria o Cemitério La Recoleta em Buenos Aires. Além da arquitetura, acredita-se que há um fantasma que assombra o local, Rufina Cambaceres, a mulher que morreu duas vezes. Mas, essa é uma outra história.