Nas últimas semanas, falamos sobre as cerimônias fúnebres nas diversas religiões brasileiras. Hoje, iremos listar como são realizadas as despedidas em alguns lugares do mundo. Preparamos uma lista bastante diversa, pois cada cultura possui a sua forma de dizer adeus aos seus entes queridos.
O Funeral do Japão
Na cultura japonesa, antes do velório, há uma homenagem ao falecido dentro de casa, onde o corpo é preparado por familiares, que colocam gelo seco na urna, pois não há serviços de tanatopraxia. Depois, quando o corpo é velado, são colocados na urna os objetos que a pessoa mais gostava e a família e amigos fazem orações pelo falecido. No Japão, o corpo é cremado em uma cerimônia onde toda a família participa, inclusive as crianças. As cinzas são recolhidas e enterradas. Não há sepultamento, pois os japoneses não aceitam essa prática.
A despedida no México
Os mexicanos possuem uma visão da morte diferente de todo nós, pois para eles, trata-se de um rito de passagem com festa e fantasias. O dia de finados é tão importante que em 2008 foi classificada pela Unesco como um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Conhecida como “El dia de los muertos” (O dia dos mortos), trata-se de uma celebração que honra a vida e memória de todos que já faleceram com muita comida, bebida e alegria.
Os funerais nos EUA
Os velórios ocorrem dias depois do falecimento das pessoas. Assim como costumamos assistir nos filmes americanos, há o costume de se contratar um serviço de buffet para os familiares e amigos do falecido, além de serem mostradas fotos e vídeos sobre a vida da pessoa. Durante a cerimônia, amigos e familiares também fazem discursos para homenagear seu ente querido.
Os funerais na Alemanha
As cerimônias de despedida na Alemanha levam até duas semanas e exigem um longo ritual de preparação. A família recebe cartões de condolências e o tempo entre a morte da pessoa e o funeral é uma forma de consolar a família pela sua perda. Após o sepultamento, os Alemães realizam o “Leichenschamaus”, que é encontro em restaurantes ou cafeterias para que os familiares possam conversar e refletir sobre as memórias da pessoa que se foi.
Cada país e cultura tem a sua particularidade e forma de se despedir de seus entes queridos. Em nosso artigo Costumes Fúnebres fomos convidados a sair da nossa bolha e aprendermos a não julgar as outras cerimônias de despedidas, pois o que existem são tradições diferentes da nossas.