Quebrando o tabu – A morte e os temas de festas
13 de May de 2024Quebrando o Tabu – Costumes Fúnebres, Existe Algum Errado? Parte 2
13 de May de 2024De fato, pessoas que trabalham em funerária, podem até te assustar, ou não. Caso te assuste, pode ser uma associação ao medo da morte, que já discorremos aqui algumas vezes. Contudo, o que ocorre é mais “preconceito” com as pessoas que trabalham em áreas fúnebres. Mas será que isso é realmente acontece?
Não é incomum relatos de colegas de trabalho sobre a reação das pessoas ao contar que “trabalhamos em Funerária”. Sinais da cruz, afastamento, um grito de “CRUZ CREDO!”, uma reza e muitos outros. O que não acontece é o indivíduo ouvir e falar um “que legal cara, como é?”.
Como disse anteriormente, não sei exatamente qual é o medo que ocorre. Talvez achem que o fantasma do falecido vá acompanhar as pessoas que trabalham. só buscando uma oportunidade para fantasma de noite! Afinal, o que dizem é que passatempo das assombrações é “puxar o pé das pessoas à noite”, por exemplo. Ainda não chegou Netflix no céu, só pode!
Já ´pensou se um “fantasma” pudesse “possuir” algum dos grandes líderes mundiais, soltar umas bombas pelo mundo e causar a 3ª guerra mundial? Entretanto se ele preferir perturbar o seu sono, é porquê realmente não tem internet no céu. Nada disso gente! Isso não acontece! O medo só está na sua cabeça.
Apesar de ser uma brincadeira, são exemplos de como parece bobo um fantasma assombrar uma pessoa que só quer ajudar ou qualquer outra mesmo, principalmente você, conhecido de um Agente Funerário. Eu, particularmente acho que as assombrações tem mais o que fazer da vida, ou da morte do que ficar perturbando!
Nosso colaborador “Henrique Brito”, coordenador de Marketing, passou por uma situação parecida: num jogo de futebol, ele foi perguntado onde trabalhava. Ao responder que era numa funerária, observou o colega se afastar rezando e fazendo sinais religiosos de maneira séria. Ele reagiu a tal situação com calma e bom humor, mas cada um tem uma atitude perante a esses ocorridos.
Pense comigo caro leitor, quem trabalha em funerárias é apenas uma pessoa comum. A diferença é que ele decidiu ter em sua vida a missão de apoiar as famílias enlutadas, missão essa que não é fácil. Por isso, pense bem antes de se afastar de um colega. Fazer piadas inapropriadas. Ah, em algum momento, todos precisaremos dos serviços funerário um dia.
Então, quebre esse tabu e não tenha medo de quem trabalha em funerária! Não, a gente não morde. Entenda que é uma profissão como qualquer outra, que trabalham pessoas como quaisquer outras, prestando um serviço de extrema importância para sociedade. Somos gente como a gente!