Quebrando o Tabu – Precisamos falar sobre a Síndrome do Pânico
13 de May de 2024Quebrando o Tabu – Funerais de Luxo
13 de May de 2024Você tem medo de cemitérios? O lugar onde damos adeus aos nossos entes queridos está tão cercado de tabus e receios, que algumas pessoas chegam a ter pavor de passar por esses lugares. Sim, isso existe e se chama Coimetrofobia. A simples menção de tudo cerca mausoléus e lápides causa um desconforto tão grande nessas pessoas que os enterros acabam se tornando verdadeiros martírios.
Esse temor é reforçado pela cultura brasileira, que tem uma visão fúnebre sobre esses lugares. Nos cemitérios, estão guardadas as histórias de nossas famílias, fotos de antepassados, homenagens gravadas em lápides e sem contar que é uma maneira de resgatarmos a nossa árvore genealógica.
Também é possível visitar personalidades brasileiras. No São João Batista, por exemplo, estão enterrados o escritor José de Alencar, a cantora Carmem Miranda, o pintor Cândido Portinari, alguns ex-presidentes da república, o poeta Vinícius de Moraes entre outros.
Isso sem contar nas artes tumulares, tema citado na nossa coluna Curiosidades que Vão Além. Em cemitérios como o da Penitência, há capelas, jazigos e mausoléus, cercados de artes que podem ser apreciadas e estudadas. São belas esculturas do estilo Art Déco, da Idade Média e Grego Clássico.
A morte é algo inerente a todos nós e precisa ser encarada com naturalidade. Por isso, é importante quebrar esse tabu e caso esse desconforto seja algo que lhe cause transtornos, não hesite em procurar ajuda psicológica.