Quebrando o Tabu – Urnas Ecológicas: uma nova forma de ressignificar a despedida
13 de May de 2024Quebrando o Tabu – Você sabe qual a origem da palavra Tabu?
14 de May de 2024Por conta da Pandemia de Coronavírus, todos os funerais tiveram que ser “replanejados”, mas a tecnologia a favor dos funerais em tempos de Pandemia pode ajudar na despedida final. Sabermos que é a responsabilidade de todos fazer o possível para conter a proliferação da doença. Infelizmente, os familiares enlutados acabam sofrendo com despedidas mais rápidas e com a urna (caixão) fechada. Mas, será que não podemos usar nossa criatividade para ultrapassar obstáculos?
Afinal, o que mudou nos velórios? Tem sido muito adotado o sepultamento direto. Além disso, em casos suspeitos e confirmados de Covid-19, as principais orientações são:
• Reduzir o tempo do velório (ideal em até 10 min);
• Chamar o mínimo de pessoas possíveis;
• Sem contato físico (abraços e apertos de mãos);
• Orientar pessoas de grupo de risco para não comparecer na cerimônia
• Manter o asseio das mãos constante;
• Manter objetos pessoais limpos;
• Utilizar lenços descartáveis para secar as lágrimas, tossir ou espirrar;
• Não comparecer o funeral em caso de enfermidade.
Vale ressaltar, mais uma vez, que as urnas devem ser fechadas durante o Velório.
Entretanto, como contornar essas adversidades? Uma boa forma é a transmissão pelo celular. Pense comigo caro leitor, uma chamada de vídeo pode conter 2, 3, 4 ou até mais. Vamos utilizar 3 para facilitar a conta. Imagine 10 pessoas numa capela. Cada uma fazendo uma ligação com mais 2 pessoas, teríamos 30 pessoas na cerimônia! Veja como uma pequena ação pode agregar tanta gente!
Apesar de não ser exatamente o nosso caso, vamos ver um exemplo inovador nos EUA. Lá, eles estão adotando um velório drive-thru. O falecido e urna são rigorosamente preparados e expostos em uma “janela” imensa de vidro que fica numa passagem de carro. No contexto em que nos encontramos, poder ver quem se foi, sem sair do carro, sem se aglomerar num espaço limitado e sem se expor. Ainda não há essa opção no Brasil, mas convenhamos que é uma solução criativa.
Todavia, você pode sentir que seu ente querido não foi devidamente homenageado na sua despedida final, por conta das recomendações descritas acimas. Isso é perfeitamente normal e pode haver uma solução. Já falamos aqui, anteriormente, sobre as Páginas de Obituários e esse é um excelente momento para oferecer esse lindo tributo. Elas são páginas de homenagens póstumas que contam a história de vida de nossos parentes que se foram. Também contém um resumo das conquistas e informações que acabam por perpetuar a história de nossos entes queridos. Caso seja feito pela Maracanã Assistência, ainda há um espaço para depoimentos da família e opções de vídeo.
Então, quebre esse tabu e tenha novas formas de dizer adeus. Em tempos de Pandemia, é responsabilidade de todos cuidar da saúde. Por você, por sua família e por todos nós! Vamos utilizar nossa criatividade e inteligência para ultrapassar os obstáculos e ajudar o próximo. Conte com a Maracanã Assistência para dar todo o apoio necessário para realizar homenagens dentro das possibilidades atuais. Juntos, somos mais fortes!