Os 4 Componentes do Luto: Culpa, Remorso e Arrependimentos
16 de May de 2024Os 4 Componentes do Luto: Retraimento Social
16 de May de 2024Na postagem passada, falei um pouco sobre os 4 componentes do Luto. A partir da postagem de hoje, quero expandir um pouco cada um desses componentes. O primeiro componente que citei é a chamada Angústia da Separação.
Angústia é considerado um estado de, muitas vezes intenso, sofrimento que pode envolver sentimentos de Ansiedade, Medo, Tristeza e Desespero.
Este componente se refere então às intensas sensações angustiantes que podemos sentir ao perdermos alguém ou algo de relevância em nossa vida. Com a separação forçada que somos submetidos, a maioria das pessoas presencia uma salada de emoções e sensações como tristeza, ansiedade, dor, desamparo, raiva, vergonha, solidão e outras.
Com essa salada emocional, o enlutado pode encontrar dificuldade de identificar o que ele está sentindo de maneira mais precisa e como consequência, ter dificuldade de formular uma linha de pensamentos mais organizada.
É natural sentir-se triste e com uma vontade enorme de estar reunido com quem se foi. Pensamentos intrusivos e repetitivos também podem estar presentes e em casos disfuncionais podem envolver ideações suicidas que são motivadas pelo desejo da reunião.
Ao mesmo tempo, em alguns casos, podemos encontrar pessoas que começam a se identificar com elementos disfuncionais e não saudáveis da vida de quem se foi. Assim, podem começar a desenvolver hábitos ruins só para “se sentir próximo” de quem se foi.
A separação pode ser algo muito intenso e dependendo de como lidamos com ela durante nossa vida, na perda de alguém, a angústia da separação pode ser muito intensa e causar grande sofrimento e consequências negativas em nossas vidas.