Fuja da Ditadura do Sentimento
16 de May de 2024Fases do Luto, um mito?
16 de May de 2024Uma das teorias mais faladas sobre o luto e o seu processo, e que até mesmo eu já falei aqui, é sobre as fases do luto. Muitos profissionais utilizam essas fases como meio para entender o que está acontecendo com seus pacientes e muitas pessoas também conseguem utilizar essas fases para entender o que acontece com elas.
Esse processo ajuda no entendimento do luto e na aceitação das coisas como são. Como consequência, o luto pode ser superado de uma maneira mais tranquila.
Mesmo que essa teoria seja muito conhecida e falada, não é um consenso entre os profissionais que trabalham com o luto e isso não tem problema nenhum. O importante é se ela funciona para você.
O mais importante, quando falamos da superação de qualquer coisa, é reconhecer que todo processo é individualizado. O luto, não é diferente. Cada pessoa possui seu meio e seu tempo de lidar com a perda.
Algumas pessoas, por exemplo, relatam que sua vida se tornou até melhor, depois do processo de luto. Isso é algo que chamamos de crescimento pós traumático.
Esse crescimento é considerado quando acontecem mudanças psicológicas positivas experimentadas como resultado de adversidades e outros desafios. Quando conseguimos passar pelo processo do luto com tranquilidade e com o foco no que realmente importa, podemos conseguir finalizar esse processo com um nível mais alto de funcionamento.
Podemos aprender mais sobre nós mesmos, sobre o mundo, sobre os outros e sobre a vida. Podemos começar agir de maneira diferente, para tentar aproveitar mais cada segundo precioso que temos nesta incrível bola azul, para viver com mais tranquilidade, tolerância e aceitação ou para aproveitar mais momentos com que realmente importa.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la