Mais diferenças entre o Luto e a Depressão Maior
16 de May de 2024O crescimento pós-traumático
16 de May de 2024Há um tempo, quando perdemos o medo de falar sobre a morte e as perdas da vida, conseguimos descobrir que o luto é um processo, uma jornada para ser completada, assim como uma oportunidade para crescimento pessoal.
Infelizmente, em nossa sociedade moderna, que se distancia cada vez mais de crenças religiosas e dos rituais promovidos por essas crenças, não promovemos suporte adequado para o ser enlutado. Se não desenvolvermos então um novo sistema de crenças para nos ajudar a organizar a experiência da perda, podemos complicar nosso luto desnecessariamente.
Muitos lutam pelo esquecimento da necessidade de usar vestimentas específicas, por exemplo o uso do preto, mas ao fazerem isso, acabam abraçando uma ditadura de como devemos nos sentir e nos expressar perante a perda. Nosso estado emocional fica em evidência e recebemos uma cobrança indevida.
Apesar de algumas pessoas lidarem melhor com seu luto através da expressão de suas emoções, através da divulgação, por assim dizer, de sua história, isso não é uma verdade absoluta. Colocar para fora o que você está vivendo internamente pode sim ser um processo terapêutico poderoso, mas pode não ser o ideal para você.
Fuja então desta ditadura de como você deve se sentir e agir perante uma perda. Reflita sobre seus próprios pensamentos e se o sofrimento for muito grande, teste os rituais e comportamentos que ajudam outras pessoas. Eles podem funcionar para você, mas não precisam ser mandatórios. Se não funcionarem, viva o luto de sua maneira e qualquer coisa, busque uma ajuda psicológica.