O crescimento pós-traumático
16 de May de 2024O Processo Terapêutico: a Intervenção
16 de May de 2024É um mito que o luto acontece em fases?
Uma das teorias mais disseminada, e até mesmo discutida e utilizada por mim nesta coluna semanal é o modelo das fases do luto. Esses estágios do luto fazem sentindo já que qualquer ser humano normal, perante uma perda significativa, passam por um choque até uma aceitação.
Duas décadas depois da introdução desses estágios, um grupo de pesquisadores de Yale decidiram testar as famosas fases do luto. Em um estudo com 233 pessoas que vivenciaram o luto recentemente, foi publicado que a maioria dos participantes aceitou a morte de seus entes queridos desde o começo, o que deveria acontecer no fim do processo. Além disso, os participantes sentiram mais anseio por quem se foi do que raiva ou depressão.
Muitos artigos atuais utilizam esta pesquisa para ‘acabar’ com a teoria das fases do luto desenvolvida por Elisabeth Kübler-Ross, tentando demonstrar que o luto não passa por fases e tem um final na aceitação. Que cada indivíduo funciona de certa maneira e que não podemos colocá-los em formas.
Realmente não devemos colocar todo mundo em forminhas e dizer que o luto funciona de maneira igual para todos. Dito isso, não podemos negar a presença dos estágios da Depressão, da Raiva, da Barganha e da Negação na maioria das pessoas que vivenciam um luto. Mesmo que um indivíduo não vivencie todos os estágios, ou pelo menos não de maneira significativa, isso não impede de um estágio ser bem significativo para ele.
Um motivo de termos pessoas que passem sem problema pelos estágios depende também das crenças prévias que elas possuem sobre a vida.
Quanto a aceitação, aceitar que alguém se foi pode ter significados diferentes para as pessoas. Algumas pessoas podem enxergar aceitar como Reconhecer que o fim chegou. Na realidade, quando falamos de aceitação, estamos nos referindo ao reconhecimento e aceitação de como a vida funciona, que vamos ficar mesmo sem o ser querido e que está tudo bem, que vamos superar.
Portanto, mesmo que as fases do luto não façam sentido para todos, ainda é um guia importante que pode sim ajudar muitas pessoas a identificarem seus pensamentos disfuncionais no seu luto complicado e também ajudá-las a sair deste processo prolongado.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.