Crianças Enlutadas: questionamentos e funeral
16 de May de 2024Luto Agudo x Luto Prolongado
16 de May de 2024Retomando o que foi colocado nas postagens anteriores, será que podemos evitar a armadilha do luto prolongado ou da perda ambígua? E se não podemos evitar, como sair disso?
Como comentado anteriormente, a união dos sentimentos de esperança e de luto pode trazer um dos piores lutos e prolongar a sua presença. Alguns estudos demonstram que o nível de esperança daqueles lidando com o desaparecimento de um ente querido predizem o transtorno de luto prolongado.
Isso significa que quanto maior a esperança, e quanto mais tempo o indivíduo mantém a sua esperança, por mais tempo ele ficará enlutado e não conseguirá seguir com sua vida. Quanto maior a esperança do indivíduo enlutado, por seu ente querido ainda estar vivo, mais severos são os sintomas do transtorno.
O transtorno do luto prolongado é uma reação de luto que aparece depois de uma perda e se caracteriza por um desejo e anseio pela pessoa perdida combinada com sentimentos de desesperança e vazio por um período de pelo menos 6 meses. O problema da esperança é que ela pode trazer a pessoa perdida, em espírito, para a rotina diária do indivíduo enlutado por mais tempo. Isso pode interferir com seu dia a dia e levar a uma grave recaída no médio e longo prazo.
Como o indivíduo enlutado, apesar de uma sensação de estar traindo quem se foi, é seu papel e escolha, finalmente dizer adeus. Em qualquer outro luto, quando temos certeza que nosso ser querido se foi, somos obrigados a aceitar por forças externas. Na perda ambígua, a decisão é totalmente nossa.
Traição, é o que você faz com você e com todos ao seu redor, pare de trair os momentos com quem ainda está ao seu redor, pare de trair as lembranças positivas que você poderia estar revivendo com uma esperança por um futuro que pode nunca chegar. Aceite a realidade, desempenhe um ritual de despedida que seja significativo para sua relação com o ser perdido, entenda que você não pode mais fazer nada e volte a viver.
O seu sofrimento se intensifica por conta do amor e esse amor nos cobra um grande preço quando perdemos o ser amado, mas ainda faz a vida valer a pena. Entenda então, que você sofre porque ama. E deve deixar ir, porque ama. Afinal, o que ele gostaria para você?
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.