Curiosidades que vão além – Tirar o pai da forca
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – 5 Testamentos com Desejos Inusitados
3 de May de 2024Umas das novidades mais diferentes que tomei ciência até hoje foi sobre tatuagens emolduradas pós-morte. Isso mesmo! Pode parecer mórbido, mas há países já fazem esse serviço, tais como: Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
A dupla de embalsamadores Michael e Kyle Sherwood são os criadores desta arte. Eles desenvolveram uma técnica que permite remover o tecido corporal depois da morte e expor as tatuagens como quadros tradicionais, com a pele esticada atrás de vitrines.
Esse tipo de arte difundiu-se após a morte do tatuador Chris Wenzel (que tem a pele exposta na foto de capa deste artigo). Ele fez um pedido inusitado antes de morrer. Queria ter a sua pele e arte eternizadas na parede de seu estúdio de tatuagens após a sua morte, que aconteceu precocemente aos 41 anos de idade.
E foi o que ocorreu. Chris tomou conhecimento da Save My Ink Forever, um negócio familiar de Cleveland, no estado norte-americano de Ohio. Michael Sherwood e o seu filho, Kyle, preservam tatuagens de pessoas que morreram, como forma de as homenagear e deixar um memorial aos familiares e amigos. Isso era o que o tatuador buscava.
Quando Chris faleceu, a sua esposa contatou a família Sherwood para preservar as tatuagens do marido. E você pode ver a pele exposta de Chirs no estúdio Electric Underground Tattoos, em Saskatoon, quando for visitar o Canadá. A aceitação ou choque inicial desta técnica ainda é um tabu aqui no Brasil. Mas, em breve será tendência. Mas, isso é uma outra história.