Curiosidades que vão além – Tatuagens preservadas pós-morte
3 de May de 2024Curiosidades que vão além – O Beijo Eterno de Hasanlu
3 de May de 2024A palavra “testamento“ está em foco ultimamente por conta de batalhas judiciais por grandes heranças, como a do apresentador Augusto Liberato “Gugu” e sua companheira, não contemplada nos últimos desejos do artista, Rose Miriam. Mas, vamos aos nossos 5 testamentos com Desejos Inusitados que são o tema central da nossa coluna.
Deixar registrado as suas últimas vontades ajuda, e muito, a família na hora da partilha de bens. Mas há cada desejo louco por aí… Separamos uns 5 para que tenhamos ideia de como pessoas que são conhecidas, historicamente, deixaram seus herdeiros bem assustados ao ouvirem do tabelião seus pontos de observação na leitura do documento póstumo.
1 – Napoleão Bonaparte deu um presente bem louco para os amigos:
Ele pediu que sua cabeça fosse raspada e o cabelo dividido entre seus amigos, para que guardassem como lembrança, o que foi prontamente atendido. Mas, numa análise feita por um dos contemplados, descobriu-se que o cabelo continha grandes quantidades de arsênico. Alguns especularam que a morte do líder Francês tivesse sido ocasionada com o envenenamento pela substância. Porém, ele tinha câncer no estômago e os remédios da época também poderiam tê-lo agravado, culminando na morte do ícone. Foram muitas as investigações, mas nada comprovado.
2 – Samuel Bratt, o milionário Inglês, deixou 330 mil libras para sua esposa, desde que ela fumasse cinco charutos por dia.
Trata-se de uma cláusula que ela não poderia quebrar para colocar “as mãos” nessa bolada, cerca quase dois milhões de reais! Tudo isso por vingança, visto que, segundo relatos, a mulher não deixava o marido fumar seus charutos em paz. Então, imagine que o susto que ela levou ao receber esta notícia, em pleno 1960.
3 – Harry Houdini, o Ilusionista, pediu para que a esposa participasse de uma sessão espírita anual.
Isso mesmo! A intenção dele era se comunicar com ela, após morte. Até porque durante a vida o mágico famoso se tornou interessado em espiritismo. Então, resolveu colocar no testamento uma nota secreta com dez palavras, selecionadas aleatoriamente, que ele iria “dizer” para que ela o pudesse identificar. Por 10 anos, sua esposa realizou sessões espíritas, mas Houdini nunca apareceu.
4 – Gene Rodenberry, criador da série Star Treck, pediu para ser cremado e enviado para o espaço.
Rodenberry era o autor da série conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas. No seu testamento deixou claro o amor pelo espaço sideral e ficção científica, tanto que pediu que seu corpo fosse cremado e enviado para o cosmos. Seus desejos finais foram realizados e ele foi levado para fora da Terra num satélite espacial em 1977 e as cinzas espargidas na atmosfera. O mais curioso é que a viúva deixou o mesmo desejo registrado e, 10 anos mais tarde, foi ao “encontro” do marido.
5 – William Shakespeare, deixou sua “segunda melhor cama” para a viúva.
O pedido, que parece simples, foi registrado em testamento. Tudo porque nos tempos antigos ter uma boa cama para dormir era raro, caro e para poucos. E o resto dos móveis? Os melhores foram deixados para as filhas. Mas, você deve estar se perguntando, por que o escritor famoso não deixou a melhor cama para a esposa? Essa foi a questão mais comentada da época. Houveram especulações quanto ao casamento e quase todos tiveram certeza de que ele e a mulher não estavam bem. Porém, o mais curioso vem agora, leia outro trecho deixado por ele no testamento: “Bendito seja o homem que poupa essas pedras, e amaldiçoado quem move meus ossos”. Nossa! Chega a dar medo… Sete anos mais tarde, quando a viúva morreu, ninguém permitiu que seu corpo fosse colocado na mesma sepultura e nem fosse tocado o túmulo do autor.
Há muitas outras curiosidades dentro de muitos testamentos históricos. Artistas que deixam fortunas para animais de estimação ou mesmo ter a urna funerária aberta por 48 horas após a morte, como solicitou o famoso Marquês de Sade, conhecido por seus contos eróticos. Ele manifestou esse desejo antes da morte. Mas, por que ele pediu coisa tão simples e deixou registrado? Será que havia algo por trás dessa vontade? Claro que sim… Mas isso é uma outra história.