Curiosidades que Vão Além – As bruxas de Salém
2 de May de 2024Curiosidades que vão além – Império Asteca: Morte e Religião
2 de May de 2024Os animais são seres muito especiais. Eles amam realmente seus donos e sentem, demais, a partida daqueles que eram seus melhores amigos e cuidadores.
Há na internet vários vídeos e textos mostrando gatos, cachorros e cavalos acompanhando velórios, cavando covas próximas aos túmulos de seus donos e chorando a morte de seus amados.
É emocionante ver como essa amizade, entre nós humanos e pets, pode ser tão forte que a dor da perda literalmente “rasga a alma” dos bichinhos, que muitas vezes são descartados pelas famílias após os funerais. Vale ressaltar que eles sofrem como nós, e assim, precisam ter o luto respeitado e serem cercados de amor afeição.
Para reflexão: imaginem uma criança que era cuidada e amada perder seus pais, suas referências e serem abandonadas. É exatamente isso que deve ser lembrado quando um de nossos parentes vier a falecer. Alguém precisa cuidar daquele que sofre e sente como nós a dor da perda. E ainda, depende de alguém para alimentá-lo e cuidá-lo.
Quanto ao comportamento dos bichinhos muitas vezes ficam sem comer, deitados no canto, próximos às roupas ou locais preferidos de seus donos que vieram a óbito. Outros até morrem poucos dias ou meses depois. Tudo porque não aguentam a dor partida daqueles que amavam.
Eles são seres vivos, de carne e osso! Sentem tudo com a mesma intensidade ou mais que nós. Vamos amar e respeitar essas lindas criaturinhas que nos alegram os dias. E entender que, se eles pudessem, davam a vida por nós!
Neste contexto há vertentes que explicam como os animais ainda esperam seus donos mortos nos mesmos horários que eles chegavam em casa, como por exemplo no filme “Sempre ao seu Lado”. Mas, isso é outra história.