Curiosidades que vão além – Turismo macabro: você conhece?
3 de May de 2024Curiosidades que Vão Além – A Origem do Natal
3 de May de 2024O que vamos contar no artigo de hoje mexe com a imaginação de forma a não acreditarmos no que vamos ler! Como é possível pessoas passarem por rituais tão loucos e ao mesmo tempo tão significativos? Separamos os 5 mais melhores pra você e boa leitura!
5º lugar – Enterro no Céu
Esse pode até parecer bizarro, mas o seu significado é tocante! Para os budistas do Tibete, onde essa prática é comum, uma vez a criatura morta é apenas uma “concha vazia”, é só um corpo. Então, dá-la a outros seres vivos é um ato de amor e bondade. O “Enterro no Céu” é a ação de arrastar um corpo sem vida por uma montanha, cortá-lo em pedaços e deixá-lo para os animais. Normalmente, eles são comidos por abutres e outros animais. Eis um novo ciclo da vida!
4º lugar – Arquivamento de dente humano
Existe cada coisa inventada e arraigada nas culturas locais que deixam a gente boquiaberto. É o caso desse ritual de passagem que acontece Bali, na Indonésia. Com o fim da infância e entrada da idade adulta um sacerdote hindu arquivava os dentes das pessoas, especialmente as presas, para livrar os seres humanos de suas características animalescas. Segundo acreditam, esse rito é feito somente para suavizar as partes mais selvagens da alma.
3º lugar – Autoflagelação
Esse com certeza você já deve ter ouvido falar. Trata-se do ritual de Ashura. É um dia sagrado aos muçulmanos, quando fazem jejum e comemorações diferentes para os sunitas e xiitas. Mas o fato bizarro da história é que os muçulmanos xiitas realizam atos de autoflagelação como sinal de luto. Alguns usam chicotes, correntes ou usam espadas para bater na cabeça. É uma forma de purificação e respeito.
2º lugar – Caminhar sobre brasas ardentes
Taí algo bizarro e doloroso! Esse ritual acontece na China e obriga o marido, descalço, a carregar sua esposa grávida sobre o carvão em brasa. Acredita-se que esse ato traz boa sorte e permite que ela uma gravidez tranquila e bem-sucedida. Não precisa dizer mais nada, né?
1º lugar – Vivendo com os mortos
Os Torajans, povo que vive em na região central de uma ilha da Indonésia, costuma homenagear os mortos de maneira diferente. O tipo de ritual fúnebre que eles produzem é fora do comum ao manter o cadáver do falecido para viver em casa com eles por anos. Isso mesmo! Trata-se de uma tradição centenária tem como pano de fundo a religião animista (crença de que não há separação entre o mundo espiritual e material), apesar de a maioria dos moradores da região ser cristã. Eles lavam e trocam os cadáveres diariamente e até lhes dão uma tigela que funciona como banheiro. Para conservarem mais os corpos, os parentes injetam uma fórmula, que retarda a decomposição. Tudo isso, porque a família precisa juntar dinheiro suficientes para organizar um funeral suntuoso.
São tantas as histórias que foi difícil reservar apenas estas 5 para contar pra vocês, principalmente quando falamos de rituais fúnebres, por exemplo. Há no México festa para os mortos que envolve muita alegria e comemorações, mas isso é uma outra história.