Curiosidades que vao além – Origem dos ditos populares
2 de May de 2024Curiosidades que vão Além – A origem da Páscoa como é conhecida hoje
2 de May de 2024A história deste ícone já foi contada em muitos livros e filmes hollywoodianos. Alexandre Magno, foi um monarca no antigo reino da Macedônia e seus feitos militares, suas conquistas em extensões quase mundiais, além das grandes bebedeiras e escândalos são bem conhecidos.
A vida dele realmente parece um roteiro de longa-metragem, a começar pela sua morte. Para se ter ideia ele teve o funeral mais caro que se tem notícia. Como tudo para Alexandre era grandioso após o seu falecimento, foi construída uma estrada colossal do Egito até a Babilônia como parte de seu funeral. A distância era tão gigantesca que se caso fosse construída nos dias de hoje custaria por volta de US$ 600 milhões de dólares (cerca de R$ 3 bilhões de reais na cotação atual). Fora as demais despedidas dadas ao rei, e isso não há como valorar. Mas, vamos contar um pouco sobre quem foi Alexandre, o Grande.
De acordo com historiadores, o monarca era muito inteligente e seu pai, o rei Filipe II da Macedônia, percebeu isso e foi até a Grécia escolher alguém que fosse apto a dar uma educação exemplar a seu filho, Alexandre III da Macedônia, que estava com 13 anos de idade. Dentre todos os intelectuais da conceituada Academia de Atenas, o rei escolheu Aristóteles para ser o tutor de seu filho. Isso mesmo! O grande filósofo Aristóteles que foi discípulo de Platão.
A influência do tutor na vida de Alexandre foi tamanha a ponto de ele levar cientistas em suas expedições militares, e enviar espécimes animais e vegetais das regiões conquistadas como presentes para o seu antigo professor. Alexandre aperfeiçoou seu exército, fundou a cidade de Alexandria e estendeu seu reino até as Índias, ele conquistou grande parte do mundo em 13 anos. É fato relatar que ele eliminou a família inteira (pai, mãe e irmãos) para que ninguém ofuscar ou ameaçar o seu reinado.
Tinha muito carisma e deixou o seu nome marcado de maneira significativa na história da humanidade. Mas, final de sua vida foi controverso. Conta-se que pouco tempo depois de seu regresso à Babilônia, o grande faraó, rei da Macedônia e da Ásia bebeu demais e caiu doente durante um banquete em sua homenagem. Há vertentes de que ele tenha contraído malária ou alguma outra doença semelhante durante a viagem de retorno, e acabou morrendo alguns dias depois, pouco antes de seu aniversário de 33 anos. Outros dizem que foi envenenado. Mas, isso é uma outra história.