Curiosidades que vão além – A Lenda do Conde Drácula
2 de May de 2024Curiosidades que Vão Além – As bruxas de Salém
2 de May de 2024A história de hoje data de meados do século XVII e tem como origem o nome de um candelabro! Isso mesmo. O termo “carro funerário” é derivado do inglês “herse” e se refere a um tipo de castiçal que era muito usado em velórios, colocado em cima da urna (caixão). Saiba mais em nosso Blog.
Curiosidades que vão além – A Origem do Carro Funerário
A história de hoje data de meados do século XVII e tem como origem o nome de um candelabro! Isso mesmo. O termo “carro funerário” é derivado do inglês “herse” e se refere a um tipo de castiçal que era muito usado em velórios, colocado em cima da urna (caixão). Nessa mesma época os carros funerários eram carruagens puxados a cavalo.
Era de modelos simples a luxuosos. Dependendo da condição financeira dos contratantes. Neles eram colocadas as urnas com dos falecidos e, em seguida, saiam junto com as famílias e amigos em cortejo fúnebre até o local final de destino. O que muito se parece com o que temos até os dias de hoje.
Com a modernidade e tecnologia mais avançadas, a área funerária não poderia ficar pra trás. A chegada dos modelos à combustão revolucionou o mercado, isso na primeira década do século XX. Os automóveis eram um “sonho de consumo” e, entre 1901 e 1907, foram datados os primeiros modelos. Porém, eram muito caros e nem todas as funerárias poderiam arcar com tal mimo para oferecerem aos seus clientes. Passou-se mais uma década para se firmar no mercado e em 1920 tornam-se populares e com preços mais acessíveis.
Vamos a uma nova curiosidade dentro desse assunto. Neste século, os carros funerários também eram usados, muitas vezes, como ambulâncias. Tudo dependia da necessidade imediata da comunidade. E percebam que isso perdurou até 1970, quando as leis sanitárias ficaram mais rigorosas e as finalidades de uso dos automóveis foram divididas pelo tipo de serviço: transporte de falecidos e o outro de doentes. Daí criaram as ambulâncias.
Na atualidade temos Carros Funerários das mais diversas formas. São modelos criados para a área, ou mesmo, modificados e adaptados para o uso. De luxuosas limusines a carros mais simples. Enfim, uma infinidade modelos para todos os tipos de empresas e funerais. Haja vista, que nas feiras funerárias mundiais os carros, em exposição, são cada vez mais bonitos e de tecnologia de ponta!
Não há limites para o glamour funerário. Empresas automobilísticas como a Rolls Royce, produziu um modelo alto luxo, o Phantom Hearse B12. Este automóvel foi, por muito, tempo considerado o Carro Funerário mais luxuoso do mundo. Uma despedida para poucos. Mas isso é uma outra história.