A Superação Saudável do Luto: Respondendo aos Pensamentos
23 de May de 2024Culpa do Sobrevivente
23 de May de 2024Perder alguém próximo é extremamente doloroso e o sofrimento pode ser ainda mais intenso quando se trata daqueles que escolhemos para dividir a vida.
A morte nos desorganiza, deprime, traz solidão, sofrimento, redefinição de papéis onde o enlutado faz as tarefas que antes seu parceiro fazia. A morte então, traz consigo um recomeço onde a mudança mais difícil é aprender a viver sem a pessoa que partiu, incorporando assim uma nova identidade.
Expresse a sua dor e não tenha medo de vivenciar essa montanha russa de sentimentos diante da morte daquele que amamos. Valorize a presença das pessoas que lhe cercam, transforme a dor da ausência em gratidão pelos que estão presentes em sua vida e reconheça como cada encontro é valioso.
O luto não se supera, ele é vivido. O luto é uma adaptação à nova realidade, onde é necessário encara-lo aos poucos para reconstruir a própria vida ao seu tempo sem se apressar ou forçar decisões. Não se sinta culpado por desfrutar de bons momentos, rir e ir a encontros sociais quando sentir vontade, viva a vida um dia de cada vez. As recordações devem permanecer de modo que não te impeçam de viver a vida, reinvestir em outras relações e objetivos de vida. Com o tempo, a dor dará lugar a saudade sendo possível seguir em frente e ainda ser feliz.