CÂNCER NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE
21 de May de 2024Falecimento de um bebê e a difícil necessidade de viver o luto
21 de May de 2024Como já falado em algumas de nossas postagens anteriores, rituais de despedida são ferramentas muito eficazes para se viver e superar o luto de uma maneira mais saudável. Rituais nos ajudam a “cair na real”, perceber como a vida funciona e também nos despedirmos de quem se foi com maior significado.
Funerais e Velórios são os rituais de despedida mais comuns, que nem precisamos de um esforço extra para pensar. Eles já fazem parte de nossa cultura e acontecem naturalmente. Já sabemos o que fazer. E se não soubermos, alguém de nosso círculo familiar ou de amizade, sabe.
Mas como ficamos hoje, com tudo isso que está acontecendo em nosso país e no mundo?
Pelo que estamos passando, muitas pessoas estão sendo impedidas de realizarem ou de participarem dos velórios de quem se foi. Seja pela tentativa de evitar a aglomeração de pessoas ou por um parente próximo ao falecido estar em isolamento.
Mesmo perdendo a possibilidade de realizarmos ou de participarmos de um dos rituais mais comuns, podemos ter alternativas tecnológicas como participar de um velório virtual ou algum familiar fazer uma transmissão ao vivo. Estas alternativas não são a solução perfeita, mas podem ajudar um pouco.
Além disso, podemos fazer uso de outros rituais para ajudar a amenizar nossa dor. Lembre-se de tudo que passou com o falecido, todas as coisas positivas, o que sempre conversava com ele, o que sempre quis falar, mas não conseguia… e escreva uma carta. Escreva uma carta para quem se foi com tudo isso, coloque tudo para fora. Depois, rasgue e jogue fora.
Esse processo pode ajudar na substituição de uma “ultima conversa” que você teria com o falecido caso fosse em seu velório. Lembre-se também que quem
se foi está em suas memórias e sentimentos, e isso, é o que mais importa.
Quando nossa situação atual passar, se achar necessário, comprometa-se a ir ao cemitério para visitar o ente querido perdido. Pode ter certeza que ele entenderá.
Se estiver com dificuldade e com muito sofrimento, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.