As Psicoterapias do Luto
17 de May de 2024O Processo Terapêutico: revisitação situacional
17 de May de 2024Se você é uma pessoa que possui um conhecimento sobre assuntos variados, é possível que já tenha escutado sobre as fases do luto. Até mesmo neste espaço semanal já comentei sobre elas e também sobre a realidade delas estarem ou não presentes em todos os indivíduos enlutados.
Antigamente, era dito que todos os indivíduos passavam por todas as 4 fases do luto em direção à Aceitação, que seria a quinta e última fase. Hoje, considera-se que nem todas as pessoas passam por essas fases e que não há como considerá-las padrão em todo processo de luto.
Mesmo assim, muitos indivíduos enlutados experienciam algumas, se não todas, fases do luto durante o seu processo e identificar se estamos ou não em uma fase pode nos ajudar a lidar melhor com nosso sofrimento causado por nossos pensamentos disfuncionais. Além disso, pode nos ajudar a desenvolver estratégias comportamentais para uma superação mais saudável.
As 5 fases então que podemos encontrar são:
Negação (ex: ”Não pode ser verdade”); Raiva (ex: “Isso não deveria ter acontecido, não é justo”); Barganha (ex: “Eu juro que vou melhorar minha maneira de ser se…”); Depressão (ex: “Eu não posso fazer mais nada” – apatia, tristeza e isolamento); Aceitação (ex: vê que não se pode fazer nada, enfrenta a situação e segue em frente).
Essas fases podem ser identificadas pelos pensamentos do enlutado que estão exemplificados acima. Se você se identifica com alguma dessas fases, tirando a aceitação, e apresenta um sofrimento que considera além do que suporta, não hesite em buscar um apoio psicológico. Uma psicoterapia pode te ajudar a aceitar a situação atual e a lutar para alterá-la.
Na próxima semana, começarei falando sobre cada uma dessas fases.