Você sabe como surgiu o Setembro Amarelo? A Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina organizam desde 2014 uma campanha de prevenção ao suicídio.
Segundo o site setembroamarelo.com, são registrados aproximadamente 12 mil casos de suicídios no país. No mundo, essa taxa passa de 01 milhão. Trata-se de uma triste realidade que atinge pessoas de diversas idades, classes sociais e gênero.
A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida. Infelizmente, enquanto você lê esse artigo, escova os dentes ou segue para o seu trabalho, em algum lugar do mundo, alguém desiste de viver.
Existem órgãos que oferecem apoio emocional e previnem o suicídio. O
O CVV (Centro de Valorização da Vida) possui voluntários treinados que atendem voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. Basta contatá-los através do número 188, ou acessar o site do CVV ( Centro de Valorização da Vida). A pessoa pode enviar um e-mail ou conversar via chat.
É importante reconhecer os sinais de alerta. Fique atento quando alguma pessoa demonstra um comportamento suicida e procure ajudá-la.
Conheça as Redes de apoio:
1 – Centro de Amor à Vida (CAVIDA)
Acesse: projetocavida.blogspot.com.br
2 – Centro de Valorização da Vida (CVV)
Acesse: www.cvv.org.br ou disque 188.
3 – Cruz Vermelha Brasileira – Rio de Janeiro
Oferece atendimento psicológico a população de baixa renda e atende de segunda a sábado. Possui uma equipe de 12 psicólogos pós-graduados nas suas áreas de atendimento.
Acesse: cruzvermelharj.org.br .