A vacina contra o coronavírus foi liberada no Brasil. Essa é uma notícia e tanto e traz uma pontinha de esperança pra população que passou por tanto sofrimento em 2020.
Mas ainda temos muita discussão e confusão a cerca da vacina.
Não sou expert no assunto mas resolvi fazer umas considerações pra ajudar quem está na dúvida ou confuso.
O objetivo da vacinação nesse momento é a redução da morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção da força de trabalho dos profissionais e serviços de saúde, além da manutenção dos serviços essenciais. As vacinas aprovadas pela ANVISA são seguras, eficazes e reduzem o risco de infecção grave.
Quanto maior o número de imunizados em menor tempo possível, mais rápido alcançaremos a imunização de rebanho.
A diferença de eficácia entre a vacinas CORONAVAC (SINOVAC) e Pfizer ou moderna, se dá, principalmente, pq no desenho de estudo da CORONAVAC, os profissionais de linha de frente foram incluídos, nas outras não. Fácil entender que poderia ser a mesma eficácia ou maior, se essas pessoas que convivem diariamente com o vírus estivessem fora do estudo né?
Então, mesmo com cerca de 50% de eficácia ( igual a muitas vacinas que tomamos por aí ) é muito importante que toda população se una para derrubar esse vírus.
Se você recebe a vacina, além de se proteger da forma grave da doença, protege quem não pode receber, reduz a circulação do vírus e ajuda a transformar essa pandemia apenas numa “vaga lembrança”.
Nesse primeiro momento, a campanha priorizará os profissionais de saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18anos com deficiência, moradores de instituições, população indígena vivendo em terras indígenas. A medida que mais vacinas forem adquiridas, esse público será ampliado.
Independente da vacinação, nesse momento, o uso de máscaras, distanciamento social, lavar as mãos e usar álcool em gel ainda devem ser mantidos.
Não negue a ciência. A vacina salva vidas!!!