Estamos passando pela segunda onda da infecção pelo SARs-COV2 e a Sociedade brasileira de Infectologia se posicionou em 09/12/2020 com algumas orientações que são importantíssimas e se tornam a base do texto a seguir.
Todo paciente com sintomas respiratórios e gripais deve permanecer isolado até que descarte a infecção pelo coronavirus. Portanto, pacientes apresentando: tosse, falta de ar, febre, congestão nasal, coriza nasal, cefaleia tipo sinusite, dor de garganta, alterações do paladar e olfato devem permanecer em isolamento social até que seja descartado a infecção pelo SARs-COV2.
Esses pacientes sintomáticos, devem realizar o exame de RT-PCR SARs-COV2 (swab nasal) entre o D4 e D7 de sintomas. Se o resultado for positivo, deve ser manter o isolamento até o décimo dia a partir da data do exame. Se for negativo, na ausência de sintomas, pode-se sair do isolamento no sétimo dia após o primeiro dia de sintoma.
Pacientes com menos de 50 anos e sem comorbidades normalmente evoluem bem, sem necessidade de internação. Já os pacientes com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, DPOC, imunocomprometidos, portadores de doença renal crônica, anemia falciforme e cardiopatias, são grupos de risco para o desenvolvimento da forma grave da doença.
Esses pacientes precisam de acompanhamento médico e monitorização da oximetria digital e precisam buscar avaliação médica ao primeiro sintoma de complicação.
Importante salientar que a Sociedade Brasileira de infectologia, alinha com as sociedades europeias e americanas, não recomendam nenhum tratamento precoce para o coronavirus, pois nenhuma droga se mostrou eficaz e segura. Estudos estão acontecendo em todo mundo, mas no momento a recomendação é para se manter o distanciamento social, usar álcool em gel, lavar as mãos sempre que possível e até que a vacina esteja liberada. Manter hábitos de vida saudáveis, controle do peso, não fumar, praticar atividades físicas e alimentar-se bem, são estratégias de manter uma boa imunidade e ajudar na redução dos riscos de complicações caso seja infectado pelo vírus.