Menarca é a primeira menstruação da mulher e o grande marco da puberdade feminina. Normalmente acontece por volta dos 12anos de idade mas tem se apresentado cada vez mais precoce.
Embora fatores genéticos possam contribuir, baixo peso ao nascer, flutuações de peso na infância e aumento do IMC são fatores que contribuem para a menarca precoce. A menarca precoce está associada a obesidade e maior risco de síndrome metabólica na idade adulta, assim como a menarca tardia, após os 15anos de idade.
Os mecanismos que associam a menarca ao risco cardiovascular ainda são desconhecidos mas dado a forte associação de menarca precoce e aumento do IMC na infância, essa associação pode refletir os maus hábitos de vida infantil, com alta ingesta calórica e pouca atividade física.
A menarca precoce favorece elevados níveis de insulina, leptina, pressão arterial e IMC entre as adolescentes e uma forma natural de prevenir isso é com a melhora do padrão alimentar e atividade física regular.
Acompanhe sua filha. Avaliações periódicas com pediatra e ginecologista podem ajudar a reverter esse processo e reduzir os riscos futuros.