Em 4 de março é considerado o Dia Mundial da obesidade, quando várias campanhas de conscientização da obesidade são realizadas em todo o mundo. Esse ano, a World Obesity Federation criou uma campanha linda “Todo mundo precisa de todo mundo”.
Essa campanha, pautada na empatia e acolhimento, destina-se a melhorar o entendimento e aceitação da obesidade como doença crônica e inflamatória, com necessidade de tratamento multidisciplinar e a longo prazo.
É importante mudar a forma como a obesidade é vista na sociedade, encorajando pessoas a apoiar, levantar e buscar mudanças. Um dos objetivos da campanha é criar um ambiente saudável que priorize a obesidade como problema de saúde, trabalhando para mudar as políticas públicas de saúde para maior acolhimento e tratamento.
Além disso, criar canais de atendimento, como plataformas online para trocas de experiências a fim de inspirar pessoas a mudar, criando uma grande comunidade no combate a obesidade.
O lema desse ano foi uma feliz escolha pois nesse momento de pandemia, onde a obesidade foi fator de risco para complicações e morte, onde a empatia e o pensamento coletivo fizeram diferença no controle da infecção, traz a ideia de abordar obesidade com tamanha importância e empatia que merece.
Importante ressaltar a importância do respeito ao obeso e sua individualidade, sem buscar resultados estéticos, apenas de saúde e qualidade de vida. Saliento que a perda de 3 a 5% já traz resultados benéficos contra as complicações do COVID-19 e acima de 10% já reduz o risco cardiovascular.