Estamos em época de Páscoa e receber chocolates é um costume antigo. Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, se dá a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.
E sabendo que o chocolate pode trazer ganho de peso e seu consumo pode estar relacionado ao risco de diabetes e obesidade, como fazer para não ter problemas nessa época do ano tão gostosa?
Não precisa se preocupar, basta escolher o chocolate certo. O chocolate com a partir de 70% de cacau é o mais indicado. São chocolates ricos em flavonoides, uma substância encontrada no cacau e que age como protetor cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose. A aterosclerose consiste no acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos podendo resultar em infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), que são as principais causas de morte por doenças cardiovasculares liderando quase 30% de todos os óbitos.
A recomendação do chocolate meio amargo acontece por ele ser mais rico em cacau, que concentra os flavonoides. “Essa substância auxilia a diminuição da formação de placas de gordura, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Um efeito muito conhecido do chocolate é a sensação de prazer, que também tem causa fisiológica para tal: o chocolate auxilia na produção de serotonina, hormônio que provoca sensação de bem-estar e está associado à regulação do sono, do apetite e do humor.
A última diretriz de cardiologia sobre hipertensão arterial trouxe o chocolate amargo (70% cacau) como classe I nível de evidência B, para o controle da hipertensão arterial, ou seja, ajuda a reduzir cerca de 2.4 a 2.9mmHg a pressão arterial, se consumido até 100g/dia.
Diante dessas afirmações, podemos fica felizes né? Porém, a maior quantidade de chocolate comercializada é de chocolate branco ou ao leite, com baixo teor de cacau e alto índice de açúcar, não trazendo os benefícios descritos, pelo contrario, com alto risco para diabetes e obesidade de acordo com o consumo.
Então, para uma pascoa saudável e feliz, aproveite os chocolates acima de 70%. Seu coração agradece e o seu corpo também.