Esse alimento, encontrado de várias formas nas lojas, supermercados e bombonieres, é o queridinho de muita gente e praticamente uma unanimidade entre as crianças.
Estudos recentemente publicados e inclusive apresentados em congresso europeu de cardiologia ano passado, demostraram benefícios para a saúde cardiovascular. De acordo com o estudo, o consumo do alimento está associado à redução em um terço, dos riscos de doenças cardíacas. Além de reduzir em 37% as chances de males do coração, a ingestão de chocolate faz cair em 29% os riscos de acidente vascular cerebral (AVC).
Esses benefícios se dão porque o chocolate é rico em flavanoides e antioxidantes, substâncias que ajudam a controlar a pressão arterial, reduzem a agregação plaquetária ( e com isso melhoram o fluxo de sangue nas células), a inflamação e ajudam no controle do colesterol, aumentando o colesterol bom (HDL).
Além desses mecanismos, a sensação de bem estar e prazer trazida pelo chocolate ajuda a aliviar a tensão, reduzir o estresse e a pressão arterial, mais um ponto benéfico para a saúde cardiovascular.
Mas é claro que estamos falando do chocolate com 70% ou mais de cacau e sem adição de açúcar, pois esses benefícios descritos vem do cacau e quanto mais ele estiver presente no chocolate, maior o seu benefício na saúde cardiovascular. Mas é preciso ficar atento a quantidade de não deixar ultrapassar 30gramas/dia.
Uma observação deve ser feita em relação aos chocolates ao leite e branco, pois possuem pouco ou quase nada de cacau, além de serem ricos em açúcar, ingrediente diretamente relacionado a obesidade e diabetes tipo II. Então, quer uma sensação de bem estar associada a um beneficio na saúde cardiovascular? 30gramas de chocolate 70% ao dia pode te ajudar. Experimente.