Separar roupa para ir ao funeral pode não ser uma tarefa fácil. Muita gente opta na hora por usar àquele ”pretinho básico”, afinal há gerações ouvimos que o preto se usa por sinal de respeito e luto. Mas, não é com uma simples cor que você demonstra sua consideração àquele que se foi.
Você sabe de onde vem o costume de usar preto para representar o luto? As informações são diversas. Há relatos que este costume vem dos egípcios, outros contam da tradição judaica. E há ainda quem afirma que vem da idade média. Vamos nos aprofundar um pouco?
Egípcios:
Os egípcios usavam preto para representar a ausência e a escuridão. Esse costume foi passado para o império romano que conquistou grande parte da Europa difundindo os costumes do povo, dentre eles a religião católica. Sendo assim, países ocidentais de tradição católica e protestante adotaram o costume devido a essa herança histórica.
Judaica:
O rabino Moshe ben Nachman, referindo-se ao rabino Yitzchak ben Yehuda ibn Ghiyyat (1038–1089), cita vários exemplos de pessoas que se vestem de preto especificamente em situações de luto. Porém, é observado hoje em dia segundo o site pt.chabad.org que não é um costume adotado atualmente. O aconselhado é se adaptar a cultura da nação.
Idade Média.
A Rainha Vitória do Reino Unido (1861) e outras mulheres da mesma cultura usaram preto pelo resto de suas vidas ao se tornarem viúvas. A tradição veio da idade média, onde o castigo final (morte) era visto como algo obscuro pela cultura Europeia na época.
Entretanto, isso varia de acordo com a cultura. Veja o que diz o site a12.com:
“Mas, nem todos os países e culturas tem o preto como a cor do luto. Na Índia, China e Japão por exemplo, a cor branca é usada no luto. No Egito as pessoas demonstram luto e sofrimento utilizando amarelo. Porém cada vez mais essas tradições estão se perdendo, já que muitas culturas estão desassociando a cor preta de sofrimento, e principalmente aceitando a morte como algo natural.”
Pense comigo caro leitor, o respeito e carinho são muito maiores do que uma simples cor. Claro que, você não está proibido de usar preto, porém também não é obrigatório. Em um funeral as homenagens, sentimentos, lembranças, laços, apoio, carinho e respeito são muito mais importantes do que a roupa que usamos.
Como o próprio site a12.com diz, “muitas culturas estão desassociando a cor preta de sofrimento, e principalmente aceitando a morte como algo natural”. Logo, ver o falecer como algo natural, é tendência. Já falamos anteriormente, inclusive, que essa forma de lidar com o luto ajuda a diminuir traumas em certos casos.
Então, quebre esse tabu! Usar roupas sóbrias e com cores discretas também é sinal de reverência. Obviamente não se faça o centro das atenções, porém expresse o seu apoio com atitudes positivas. Isso sim funciona muito mais!
Imagem: reprodução de Freepik